Na próxima segunda-feira (15), um encontro entre o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), e moradores de Jardim Camburi discute os problemas do bairro mais populoso da Capital. Segundo a Prefeitura de Vitória, o Gabinete Itinerante irá discutir a pauta proposta pelos moradores.
Os temas que serão debatidos na reunião já foram definidos. Os problemas mais urgentes são: cessão de uma área municipal para a instalação da 4ª Companhia da Polícia Militar e Guarda Municipal, que foi desativada e tem sido alvo de protesto dos moradores, que reclamam da falta de segurança no bairro; regulamentação de uma rua de lazer; parque Zé da Bola e a alteração no trânsito para mão única em algumas ruas do bairro.
Na pauta da população, sem dúvida, a desativação do Destacamento de Polícia Militar (DPM), que já completa um ano, tem sido alvo de protesto da comunidade, que reclama do aumento da criminalidade no bairro após a desativação do DPM. Ainda nesse sábado (13), a Associação Comunitária de Jardim Camburi (ACJAC) promoveu uma passeata pelas ruas do bairro com o objetivo de cobrar a construção de uma nova unidade. Embora essa seja uma demanda do governo do Estado, a comunidade deve fazer pressão via prefeito.
A iniciativa dá andamento à gestão compartilhada que pautou as reuniões com a comunidade antes mesmo do novo prefeito tomar posse. Em Camburi, a reunião será realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Elzira Vivácqua dos Santos.
Além das demandas de Jardim Camburi, o prefeito já havia realizado reuniões do Gabinete Itinerante 2013 nas outras regionais da cidade. No Centro, por exemplo, que envolve também os bairros Fonte Grande, Forte São João, Piedade, Moscoco, Santa Clara e Vila Rubim, as principais demandas se referem a projetos para escolas, ruas, praças e parques.
Os moradores do Centro também cobraram do prefeito atenção especial ao serviço de drenagem, manutenção da rede de esgoto, construção de uma unidade de saúde em Forte São João, fiscalização da velocidade dos micro-ônibus e campanha de educação para os motoristas desses coletivos.
Nesse encontro o prefeito apresentou aos moradores os projetos da ampliação da rua de lazer para a Avenida Beira-Mar, que começou a funcionar no dia 17 de março (aos domingos, assim como ocorre na Praia de Camburi) e da Rua 24 Horas, nos moldes da Praia do Canto, que será implantada no Centro.
Serviço:
Reunião Camburi
Data: 15/04/2013
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elzira Vivácqua dos Santos, situada à Rua Italina Pereira Motta (próxima ao Shopping Plazza).
Horário: 18h30