Em reunião nesta terça-feira (21), o diretor diretor-executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Halpher Luiggi, prometeu a realização de obras para recuperar toda a malha rodoviária federal que corta o Espírito Santo. Estão na lista a duplicação de um trecho da BR-262, entre Viana e Victor Hugo, em Domingos Martins, a construção de faixas para ultrapassagem em diversas vias, e o Contorno do Mestre Álvaro, que liga a Serra ao Contorno de Viana.
O plano de recuperação foi apresentado à bancada capixaba, em Brasília. Estiveram presentes os deputados federais Marcus Vicente (PP), Jorge Silva (PHS), Sérgio Vidigal (PDT), Helder Salomão (PT), e representantes dos senadores Magno Malta (PR), Rose de Freitas (PMDB) e da deputada Norma Ayub (DEM). O Dnit solicitou que os parlamentares incluam novas emendas nos orçamentos futuros para garantir a execução das intervenções.
Segundo Luiggi, o órgão deve lançar de maio a dezembro deste ano três editais de obras de manutenção e restauração das rodovias no Espírito Santo. As obras de duplicação da BR-262 devem começar em abril, segundo o próprio Dnit anunciou nessa segunda-feira (20).
O órgão solicitou emendas dos parlamentares de menos R$ 100 milhões para a duplicação do trecho de Viana a Victor Hugo, obra que totaliza R$ 579 milhões e já possui R$ 82,3 milhões empenhados. As faixas de ultrapassagem, previstas no trecho entre Victor Hugo e Minas Gerais, tem R$ 20 milhões do orçamento 2017. Já o Contorno do Mestre Álvaro tem projeto pronto e obra licitada, com previsão de R$ 309 milhões, possui R$ 100,5 milhões alocados, mas necessita de aporte de R$ 199,5 milhões em emendas.
Também foram destacadas a BR-482, chamada de Contorno de Cachoeiro, que possui valor global de R$ 69,7 milhões, com R$ 20 milhões alocados no orçamento 2017, e o acesso ao Porto de Capuaba, em Vila Velha, com R$ 24 milhões reservados. Segundo o Dnit, este projeto está sob elaboração do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER-ES).
O Dnit informou também que está elaborando estudos técnicos para novas rodovias no Espírito Santo, como a que ligaria João Neiva ao Posto Tigrão em Guarapari, paralela à BR-101, com 100 quilômetros de extensão e quatro quilômetros de túneis. Há ainda a proposta de federalização de mais de mil quilômetros de rodovias estaduais. Luiggi pediu o apoio da bancada na elaboração de leis que autorizem a execução.
Nesse caso, foram citados trechos longos como os das rodovias ES-080 e ES-137, saindo de Nanuque (MG), passando por Montanha, Pinheiros, até Colatina, na BR-484, além do trecho de estradas estaduais que vão de Bom Jesus do Norte, passando por Apiacá, até a BR-101. As federalizações levariam a presença do Dnit no Espírito Santo de 25 para 65 municípios.