Arcebispo estava internado desde nove de julho, com complicações hepáticas em decorrência do diabetes
Internado desde 9 de julho, o arcebispo emérito da Arquidiocese de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, faleceu na tarde desta terça-feira (23), às 14h40, aos 80 anos. O sacerdote era diabético e teve complicações hepáticas que o levaram à internação.
O velório será nesta quarta-feira (24), na Catedral de Vitória, de 9h às 21 horas. A primeira missa de corpo presente será às 10 horas e as demais serão: 12h, 14h, 16h, 18h e 20h. Nesta quinta (25), acontecerão missas às 6h, 8h e às 10h, sendo esta a missa exequial presidida pelo Arcebispo Dom Frei Dario Campos. Em seguida será o sepultamento, na cripta da Igreja Mãe a Catedral.
Nascido em 1942 em Pouso Alto, o arcebispo era da Congregação Sagrados Corações. Foi nomeado bispo em 1986 para a diocese de Cachoeiro de Itapemirim, no sul, onde permaneceu até 2002, quando foi nomeado arcebispo para a Arquidiocese de Vitória. Tornou-se emérito em novembro de 2018, quando ao atual arcebispo, Dom Frei Dario Campos, assumiu a função.
Dom Luiz permaneceu residindo na Arquidiocese de Vitória, exercendo algumas atividades religiosas. Algumas autoridades se pronunciaram nas redes sociais sobre o falecimento. A Arquidiocese de Vitória, em seu comunicado oficial, agradeceu a Deus pela “vida de entrega de dom Luiz à Igreja e por todos os anos dedicados à evangelização e ao pastoreio”.
A notícia também foi comunicada com pesar pelo deputado estadual Sergio Majeski (PSDB) na sessão da Assembleia Legislativa desta terça-feira (23), quando o plenário fez um minuto de silêncio pela passagem de Dom Luiz Mancilha.