quinta-feira, novembro 28, 2024
23.9 C
Vitória
quinta-feira, novembro 28, 2024
quinta-feira, novembro 28, 2024

Leia Também:

Duplicação da BR 101 ficará pronta em 10 anos, segundo Eco 101

O projeto de duplicação da BR-101 foi apresentado nesta segunda-feira (9) a Comissão de Infraestrutura da Assembléia Legislativa. Com concessão de 25 anos, a  Eco 101, irá operar e fazer a manutenção da rodovia, além de duplicar 90% do trecho administrado até 2023.
 
Metade da extensão, no entanto, deverá ser concluída nos seis primeiros anos, prometeu a Eco 101. 
 
Segundo a concessionária, as obras  já começaram e irão custar R$ 3,2 aos cofres públicos. Ao todo, a empresa administra um trecho de 452.9 km na BR 101, sendo 458,4 km, no Espírito Santo e o restante na Bahia. 
 
“O projeto de duplicação prevê a construção de 19 passarelas, 36 ruas laterais, 24 rotatórias, além da instalação de novas balanças na rodovia”, disse o diretor-superintendente da Eco101 no Espírito Santo, Roberto Paulo Hanske.
 
Nesse trecho, a rodovia passa por 25 municípios, desde o trevo de acesso a Mucuri, no sul da Bahia, até a divisa com o Rio de Janeiro. Além disso, a rodovia leva a cinco importantes portos: o de Vitória e o de Tubarão, na capital capixaba; o do Açu (ainda em construção), no Rio de Janeiro; o de Ilhéus, na Bahia; e o da Barra do Riacho, em Aracruz (ES). 
 
Com a duplicação da rodovia, sete praças de pedágio serão instaladas a partir de maio de 2014 nos seguintes municípios do Estado: Pedro Canário, São Mateus, Aracruz, Serra, Guarapari, Itapemirim e Mimoso do Sul. Os preços devem girar em torno de R$ 1,60 até R$ 3,70. 
 
Durante a apresentação, os parlamentares cobraram especial atenção aos trechos que ligam os municípios da Serra e Fundão a Vitória. “Esses dois trechos precisam ser reestruturados. Neles, encontramos diariamente, sérios problemas como congestionamentos e acidentes. Na maioria das vezes, isso acontece em virtude do péssimo estado de pavimentação e sinalização desses trechos”, destacou Jamir Malini (PTN).
 
Os mesmos problemas também foram ressaltados sobre o trecho que liga Linhares e São Mateus. Por se tratar de uma via federal, a fiscalização  da BR 101 cabe ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit). 

Mais Lidas