Está previsto para novembro deste ano a publicação do edital para implantação e operação do novo sistema aquaviário que fará o transporte da população entre os municípios de Vitória e Vila Velha. A informação foi divulgada na manhã desta segunda (19) pelo secretário de Transporte e Obras Públicas Fábio Ney Damasceno, durante reunião da Comissão de Infraestrutura da Assembléia Legislativa (Coinfra).
Segundo o secretário, a previsão é que o primeiro barco com capacidade para 200 passageiros e 10 bicicletas comece a operar 18 meses após a publicação do edital.
O secretário voltou a ressaltar que o serviço será integrado com o sistema Transcol e com tarifa 100% subsidiada pelo governo do Estado. “A pessoa poderá pegar o ônibus no terminal do Transcol, ir até o aquaviário e pegar o barco para seguir viagem. Essa é uma forma que encontramos para incentivar o uso do sistema e não gerar mais gastos para a população”, disse Damasceno.
Damasceno confirmou a construção de um bicicletário com capacidade mínima para 50 bicicletas.
No primeiro estágio de funcionamento do novo sistema, os barcos atenderão quatro estações: Prainha, Praça do Papa, Centro, em Vitória, e Argolas, em Vila Velha. Na segunda etapa, serão incluídas cinco novas estações: Glória, em Vila Velha; Dom Bosco, Rodoviária e Santo Antônio, em Vitória; e Porto de Santana, em Cariacica.
O deputado Marcelo Santos, que preside a Coinfra, enfatizou durante a reunião a importância de garantir o transporte dos moradores de Cariacica através do novo sistema e cobrou agilidade para atender a região.
O secretário afirmou que após o início da operação do sistema a intenção é ampliar o número de barcos para 10, mas não há cronograma definido para esta etapa do projeto.