terça-feira, novembro 26, 2024
24.9 C
Vitória
terça-feira, novembro 26, 2024
terça-feira, novembro 26, 2024

Leia Também:

Em Vila Velha, Estapar descumpre lei que isenta idosos, denuncia vereador

Em pronunciamento na Câmara de Vila Velha, o vereador Belarmino Nunes, o Belo (PRB), denunciou que a Estapar, concessionária do serviço de estacionamento rotativo de Vila Velha, está descumprindo uma lei que isenta idosos do pagamento do parquímetro durante três horas. A lei, de autoria do próprio vereador, entrou em vigor em 30 de novembro. 
 
“A Estapar não está cumprindo a lei. Ela não repassou a informação a seus funcionários”, diz Belo, que, na primeira semana de dezembro, circulou pelo Centro de Vila Velha e constatou o descumprimento da lei. Segundo o texto, desde que apresentem a credencial emitida pela prefeitura para estacionamento em vaga especial, o idoso pode estacionar em qualquer vaga sem pagar por até três horas.
 
Belo promete fazer na segunda-feira (19) uma nova verificação no Centro do município para averiguar o cumprimento da lei. Pretende também enviar um ofício ao prefeito, Rodney Miranda (DEM), solicitando a fiscalização da concessionária. 
 
A Estapar repassa apenas 6,25% do valor arrecadado para os cofres do município. A receita bruta mensal da concessionária é de R$ 191 mil em média, segundo informou representante da empresa em depoimento à CPI da Máfia dos Guinchos, em outubro de 2015. A empresa administra mais de 1.500 vagas.
 
A aprovação da lei na Câmara de Vila Velha não ocorreu sem percalços. Inicialmente, o Executivo apresentou veto total sob a alegação de vício de iniciativa. O veto, no entanto, sofreu rejeição unânime no plenário. Os vereadores Ivan Carlini (DEM), presidente da Casa, Duda da Barra (PP) e Joel Rangel (PMDB) saíram em defesa aberta do projeto e criticaram o pífio repasse da empresa à prefeitura, razão pela qual defenderam a revisão do contrato.

Mais Lidas