A Secretaria de Administração da Prefeitura de Vitória (PMV) declarou “fracassada” a concorrência para contratação de empresa para implantação e operação do sistema municipal de aluguel de bicicletas – o Pedala Vitória. Única empresa que compareceu à sessão de apresentação de envelopes, a Samba Transportes Sustentáveis Ltda, no entanto, não entregou a documentação completa. A informação foi publicada na edição desta segunda-feira (28) do Diário Oficial do município.
Há quase um ano a prefeitura tenta implantar um sistema de compartilhamento de bicicletas. Em setembro, o edital foi lançado pela terceira vez. Na primeira vez, a concorrência foi suspensa no final de janeiro por solicitação do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), após questionamento feito por uma das empresas concorrentes sobre as condições de participação. Na segunda vez, não houve interessados.
A prefeitura prevê a instalação de 25 estações de compartilhamento em que serão distribuídas 250 bicicletas. Haverá área para estacionamento de bikes. As estações inaugurais deverão ser implantadas na praia de Camburi e na área entre a Praça dos Namorados e a Praça do Papa. Jardim da Penha, Jardim Camburi e Praia do Canto e as avenidas Adalberto Simão Nader, Fernando Ferrari, Serafim Derenzi, também devem receber estações.
Para utilizar o serviço, o usuário deverá efetuar um cadastramento junto à concessionária. O tempo de utilização está fixado em até 70 minutos. A forma de pagamento é um dos critérios técnicos do edital.
A precariedade da infraestrutura cicloviária de Vitória pode comprometer os objetivos do Pedala Vitória de ser uma alternativa de transporte. A malha cicloviária da cidade ainda não é conectada entre si, o que expõe os ciclistas ao perigo de compartilhar a rua com os carros, cujas altas velocidades afugentam os ciclistas das ruas.