quarta-feira, novembro 27, 2024
27.7 C
Vitória
quarta-feira, novembro 27, 2024
quarta-feira, novembro 27, 2024

Leia Também:

Engoliu a chave

A porta de entrada dos comissionados no governo Paulo Hartung (PMDB) está bem apertada. É o princípio da austeridade, decretado pelo governador e seguido à risca pela nova secretária de Gestão e Recursos Humanos Sandra Bellon (foto). Basta olhar o Diário Oficial das últimas semanas e verificar a enxurrada de exonerações. E nem adianta os secretários de indicação política botarem o olho gordo em cima dos cargos, querendo preencher uma vaguinha aqui e outra ali, porque não vai rolar. Será esse o pique: Sandra está afinada com o discurso de austeridade propalado pelo chefe do Executivo.
 
Curriculum vitae
Foi dia desses, em um restaurante badaladinho da Praia do Canto, em Vitória. Estavam reunidos os deputados estaduais Theodorico Ferraço (DEM), Elcio Alvares (DEM) e um representante do governo estadual. Com a candura que lhe é peculiar, Ferraço se dirige a Elcio: “Fala a verdade, o que você entende de seguros?”. O novo diretor da Banestes Seguradora nada disse. Com igual candura, apenas sorriu.
 
Mesma coisa
Nessa terça (13), no segundo périplo por Brasília para audiência com ministros, Hartung filosofou: “É como tenho dito, estamos em uma atitude legitimamente republicana, onde procuramos restabelecer o diálogo com a União”. É a mesma atitude republicana que tem orientado suas atitudes no Estado, como estender as mãos para Rodney Miranda (DEM) e Juninho (PPS), prefeitos de Vila Velha e Cariacica, em detrimento dos demais. Bota atitude republicana nisso.    
 
Mas…
Rodney e Juninho enfrentam dias bons em suas prefeituras. Rodney enfrenta a paralisação dos guarda-vidas, que reclamam da falta de protetor solar, guarda-sol, cadeira, entre outros itens fundamentais para um trablaho digno. Juninho teve no seu ouvido um protesto de moradores do bairro Santana. A vitrine é bonita, mas a realidade…
 
Cara de pau
A paralisação dos guarda-vidas canelas-verdes gerou esta quintessência do cinismo no site da prefeitura: “Guardas municipais resgatam jovens na orla de Vila Velha”. Rodney logrou arrumar o jeito mais tosco de esconder o problema com os guarda-vidas. Nesse ritmo, vai faltar óleo de peroba na Prefeitura de Vila Velha.
 
O que será?
Mais uma dúvida de como será a postura de Marcelo Zenkner, secretário estadual de Controle e Transparência, com o governo Hartung. É que há uma ação ajuizada pelo então promotor do Ministério Público Estadual (MPES) contra a então diretora do Iopes, Marilza Lopes, e a empreiteira Engevix, entre outros requeridos. Marilza voltou. Integra a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos. 
 
Lambança
Resumo dessa historia da candidatura do senador Ricardo Ferraço (PMDB) à presidência do Senado: primeiro se faz a lambança, depois se ouve os colegas de partido. Que isso, Ferracinho. 
 
Mau começo
Até aqui, dois deputados estaduais eleitos tiveram um início ruim. O nome de Sérgio Majeski (PSDB) apareceu na lista de motoristas com carteira cassada do Detran-ES. Agora, Bruno Lamas (PSB) foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral (MPES) por crime eleitoral.
 
Viva São Benedito 
Itaúnas, em Conceição da Barra, celebra desta quinta (15) ao próximo domingo (18) a cultura popular com a Festa de São Benedito e São Sebastião. A vila vai receber manifestações folclóricas, como o Jongo, Ticumbi, Reis de Boi, Pastorinhas e Alardo. Vale a pena ir.
 
140 toques
“1. Mais de 180 mil capixabas foram beneficiados pelo programa Comunicação no Campo nos últimos quatro anos”. O ex-governador Renato Casangrade (PSB) perseverando na defesa de seu legado.
 
Pensamento
“Nenhum homem é bastante bom pra governar outro sem o consentimento deste”. Abraham Lincoln

Mais Lidas