Incidente foi registrado no Tancredão. Prefeitura de Vitória não disponibilizou ambulância
As prévias dos Jogos Estudantis de Vitória (Joevi) de 2024, no Tancredão, realizadas pela Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), foram marcadas por tensão na tarde desta terça-feira (14). No início das competições de handebol no período da tarde, uma aluna do Salesiano se machucou (coluna e cabeça), mas não havia uma ambulância disponível no local. Ela permaneceu no chão da quadra, sem poder ser movida, por mais de uma hora, apesar das cobranças e chamadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que não apareceu, e de contatos com a prefeitura feitos por representantes do poder municipal presentes no ginásio.
O socorro veio do Corpo de Bombeiros, após iniciativa de outra pessoa presente aos jogos. Pais de alunos relatam que depois que a estudante deixou o local, mais um período de espera foi necessário para decidir a continuidade das competições do dia, mesmo sem a disponibilização, ainda, de ambulância por parte da prefeitura. A informação passada posteriormente às escola, foi de que o secretário municipal de Esportes, Rodrigo Wernersbach Ronchi, suspendeu os jogos desta terça e remarcará nova data.
As partidas tiveram início pela manhã, e outras modalidades estão previstas para esta semana. Participariam, no período da tarde, os Salesianos Vitória e Jardim Camburi, Escola América e Escola São Domingos. Da rede pública municipal, apenas a Gomes Cardim estava inscrita, mas não compareceu à seletiva realizada pela prefeitura.
Pais de alunos se queixam do não comparecimento do Samu e do não cumprimento da PMV em relação a legislações que obrigam a disponibilização de ambulância em eventos desse tipo. A própria prefeitura tem o Decreto Nº 19614, de 25/06/2021, que “estabelece normas à realização de eventos no Município de Vitória, e dá outras providências”. O documento estabelece que “em eventos com público superior a 500 (quinhentas) pessoas, comprovação de contratação de ambulâncias em quantidade compatível com a dimensão de público, e para todos os eventos de cunho esportivo”.
O evento Joevi faz parte do calendário esportivo anual da Capital, voltado a todas as escolas públicas e particulares de Vitória, com competições em diversas modalidades nas categorias infantil, com estudantes até 14 anos, e Juvenil, de até 17 anos. As inscrições para a 23ª edição ocorreram no mês passado.
‘Ambulância própria’
A coordenação do Samu afirmou que “eventos planejados devem conter ambulância própria para atendimento a situações de emergência durante a realização do mesmo”, e argumentou que, nesta terça-feira (14), houve um elevado número de chamados, aumentando a média de tempo resposta para realização dos atendimentos”. Em relação ao caso do evento Joevi, “diz que recebeu a ligação às 14:01:56 e, por conta da alta demanda, o chamado foi direcionado aos Bombeiros”.