sábado, setembro 21, 2024
22.7 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Estudantes protestam nesta quinta-feira contra aumento da passagem do Transcol

Um protesto contra o aumento da tarifa do Transcol com o mote “R$ 3,40 NÃO!” será realizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal dos Estudantes (Ufes) nesta quinta-feira (18), às 17 horas, em frente à Assembleia Legislativa. Para o protesto, estão sendo convidadas todas as pessoas e entidades que não concordam com o aumento, considerado “um tapa na cara” da população pelo DCE.
 
A convocatória do ato pelo DCE nas redes sociais já gerou a confirmação de que 386 pessoas comparecerão e 1,2 mil se manifestaram como interessados em participar do ato, até o início desta segunda-feira (15).
 
No chamado à população para participar do movimento contra o aumento da passagem de ônibus na Grande Vitória, o DCE da Ufes afirma que “mais um ano e mais um aumento! Para R$ 3,40 dizemos: NÃO! Para a tarifa dizemos: NÃO!”.
 
Os estudantes também denunciam a mesmice: “Entra ano e sai ano e é sempre a mesma coisa. No dia 12 de janeiro não foi diferente. A passagem do Transcol aumentou de novo e dessa vez em vinte centavos, elevando a passagem que já era absurda para um valor maior ainda”.
 
O DCE retrata o sofrimento dos estudantes e trabalhadores em geral no Transcol: “Todo mundo concorda que os ônibus são horríveis. Quem pega o transporte público sabe que enfrenta o ônibus quente, lotado, os pontos sempre cheios e os terminais abarrotados. Passa dia após dia e a realidade só piora”.
 
Depois afirma que as pessoas foram estapeadas com o aumento: “O reajuste representou um aumento de 6,25% na passagem e é um tapa na cara do trabalhador, estudante e do usuário do transporte público que teve o salário mínimo reajustado em 1,81%, o menor reajuste do salário mínimo dos últimos 24 anos”.
 
Dai o convite para participar do protesto: “Por isso, convidamos todas e todos para lutarmos lado a lado contra o aumento da passagem do Transcol e por uma discussão aberta e honesta a respeito da importância do transporte coletivo e do direito à cidade. Nos encontraremos em frente a Assembleia Legislativa e de lá seguiremos para algum ponto de Vitória”.

Mais Lidas