Um estudo feito pela Rizzo Franchise apontou os 100 melhores mercados para franquias no País, assim como quais as cidades mais promissoras do mercado. O objetivo do estudo é mapear onde estão as oportunidades. O levantamento classifica qual o grau de oportunidade em cada setor nas cidades avaliadas. Entre as 50 primeiras cidades ranqueadas está Vitória. A Capital é apontada como um ótimo mercado, por exemplo, para o setor automotivo. Já a Serra, segunda melhor cidade capixaba no ranking, aparece como um mercado interessante para o estabelecimento de franquias em educação e treinamento.
O levantamento classifica as oportunidades em três níveis: ótima, boa e apenas uma oportunidade. De acordo com o estudo, Vitória, que aparece em 33º no ranking dos 100 melhores mercados para franquias, possui ótima oportunidade no ramo automobilístico, de hotelaria e de turismo. As áreas de vestuário; educação e treinamento; construção e mobiliário; saúde e beleza e alimentação foram classificadas como uma boa oportunidade e o ramo de livrarias e infantil apenas como uma oportunidade.
Já na Serra, que figura no ranking em 45º, as ótimas oportunidade estão no ramo de educação e treinamento; livrarias e infantil; construção e mobiliário; automobilístico e alimentação. Não há mercado classificado como uma “boa oportunidade” no município, mas o estudo apontou os setores de vestuário; saúde e beleza; hotelaria e turismo como uma oportunidade, ou seja, com mercado crescente na região.
Em Vila Velha, em 80º lugar no ranking, a educação e o treinamento foi o único setor considerado como uma ótima oportunidade de investimento. Já o ramo automobilístico; de hotelaria e turismo; vestuário; alimentação; saúde e construção foram consideradas boas oportunidades, enquanto livrarias e infantil apenas como uma oportunidade crescente no município.
A cidade de Vitória, melhor ranqueada entre as cidades capixabas para investir em franquias, está no ranking logo após Teresina, no Piauí (32°), Londrina, em Santa Catarina (31°) e São Luís, no Maranhão (30º).
Em primeiro lugar na lista de melhores cidades brasileiras para franquias está São Paulo (1º). Rio de Janeiro e Belo Horizonte aparecem na sequência. O estudo revela que as franquias estão em expansão no País e no Exterior, envolvendo a distribuição de produtos e serviços e gerando empregos.
De acordo com a Rizzo Franchise, em 2012 o Brasil alcançou a marca de 2.579 empresas franqueadoras atuando no mercado, sendo 86,7% de origem brasileira.