sexta-feira, novembro 29, 2024
29.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 29, 2024
sexta-feira, novembro 29, 2024

Leia Também:

Ferraço defende nova licitação para duplicação da BR-101

Em pronunciamento nessa quarta-feira (21), o senador Ricardo Ferraço (PMDB) defendeu a abertura de uma nova licitação pública para a duplicação da BR–101 entre o Rio de Janeiro e a Bahia, em um percurso que cortará de norte a sul o Espírito Santo.

Um novo certame, disse Ferraço, precisa levar em conta uma nova modelagem que priorize o interesse do usuário, ao contrario da que está sendo questionado na Justiça, que privilegia mais o pedágio que os investimentos em favor da população.

Realizado em janeiro de 2012, o primeiro leilão para a realização da obra foi questionado por órgãos de controle do governo federal, informou Ferraço. Ele disse que o contrato de concessão chegou a ser suspenso por medida cautelar. No último dia 19, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região negou recurso para que a licitação seguisse adiante, por entender que o contrato estava eivado de “fragilidades”.

Ferraço disse que a duplicação da BR–101 no Espírito Santo é aguardada há mais de 20 anos pela população capixaba. Segundo o senador,  a estrada não oferece conforto aos usuários e proporciona acidentes a todo momento, devido as suas más condições.

“Estamos submetidos à irracionalidade. O bom senso nos move na direção de cancelar a concorrência pública, que está sub judice”, afirmou.

Em aparte, o senador João Capiberibe (PSB-AP) manifestou apoio a Ferraço e lembrou que as obras do Aeroporto de Macapá “arrastam-se desde 1996 a passos de cágado, e ninguém tem explicação para isso”.

Mais Lidas