sexta-feira, novembro 29, 2024
24.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 29, 2024
sexta-feira, novembro 29, 2024

Leia Também:

Gestão das cidades esteve no centro do debate durante a semana

 

Século Diário propôs ao longo de 2012 o debate em torno da gestão integrada da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) com uma série de reportagens que sugerem saídas para o melhor aproveitamento dos acessos à Capital. 
 
No último domingo (23) foi ao ar mais uma dessas reportagens, mostrando soluções em transporte para que a população se desloque na Grande Vitória sem tantos contratempos. Foram ouvidos urbanistas e formadores de opinião que pensam a mobilidade urbana e propõem soluções.
 
Os leitores engrossaram o debate e lembraram que a gestão da região metropolitana vai além de mandatos municipais e tem de ser pensada para o futuro. 

 
Na terça-feira (25), Século Diário mostrou que o governador Renato Casagrande (PSB) deve usar o recesso de fim de ano para negociar cargos na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. 
 
Alguns leitores acharam temerária a interferência do governo na Casa, que tem papel fiscalizador e pensam que a autonomia dos poderes é ferida com a atitude. 
 
 
O Editorial da edição de quarta-feira (26) abordou o encarceramento em massa frente ao aumento galopante da violência e da criminalidade no Estado e no País. O Brasil atingiu a marca de 550m mil presos, só ficando atrás dos Estados Unidos (2,2 milhões), China (1,6 milhão) e Rússia (740 mil). 
 
No Estado não é diferente. Números da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) de setembro deste ano indicam que a população carcerária no Estado é de 15,5 mil presos. Proporcionalmente, temos 414 presos por 100 mil habitantes, mais de 70% da média nacional. 
 
As soluções propostas nos comentários passam por investimentos em educação e no social para que o combate à violência seja efetivado.
 
 
Na sexta-feira (28) foi ao ar uma matéria que mostra como o ex-sub-procurador da República e hoje advogado, José Roberto Santoro, que chefiou a missão especial no Espírito Santo no ano de 2002, teria feito o lobby na imprensa nacional a favor do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), após a revelação de denúncias sobre a compra de terrenos da Ferrous Resources, em Presidente Kennedy (litoral sul do Estado).
 
A revelação foi feita pelo jornalista Amaury Ribeiro Jr., autor do livro “Privataria tucana”, que foi procurado pelo ex-sub-procurador após a publicação de notas sobre o envolvimento de Hartung na coluna em que assina no jornal mineiro Hoje em Dia
 
Os leitores se manifestaram em favor das investigações das denúncias e sobre quem seriam os grandes beneficiários das transações.
 
 
Ainda na sexta-feira, Século Diário mostrou a preocupação de ambientalistas com a nomeação de Aladim Fernando Cerqueira, atual subsecretário estadual de Desenvolvimento Agropecuário, que vai assumir a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aracruz (norte do Estado).
 
Aladim Cerqueira foi diretor presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e, inclusive, secretário de Meio Ambiente do Estado. 
 
A indicação de Aladim para o cargo em Aracruz preocupa as entidades ambientalistas e a comunidade. Com histórico de favores à degradação ambiental, Aladim chegou a ser exonerado do maior cargo do Iema em meio à greve de servidores do instituto neste ano. Ela é conhecido por trabalhar em prol dos grandes empreendimentos, ignorando a técnica e ética dos servidores.
 
Os leitores também ressaltaram a preocupação, até porque o município tem grandes empreendimentos em curso com impactos ambientais. 
 

Mais Lidas