quinta-feira, novembro 28, 2024
24.9 C
Vitória
quinta-feira, novembro 28, 2024
quinta-feira, novembro 28, 2024

Leia Também:

Governo anuncia novo complexo viário ao sul de Vitória

A Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop) publicou, nesta quinta-feira (21), no Diário Oficial do Estado, edital para as obras do Complexo Viário Portal do Príncipe, que pretende facilitar o acesso de caminhões ao Porto de Vitória e à Segunda Ponte, no Centro. As obras estão orçadas em R$ 20 milhões.
 
 
Para a primeira etapa, será construído um viaduto com extensão de 274 metros, previsto pelo Programa de Mobilidade Metropolitana (PMN). Além disso será realizado a drenagem, sinalização vertical e horizontal, paisagismo e adequações viárias nas avenidas Dario Lourenço de Souza, Nair de Azevedo Silva e Alexandre Buaiz e Rua Beresford Martins Moreira. 

 

A obra permitirá a entrada de caminhões pelo período de 24 horas no Porto de Vitória – atualmente a entrada é realizada em apenas dois horários – e prevê melhorias no fluxo de veículos que chegam a Vitória pela Segunda Ponte, já que as quatro faixas nas imediações da Rodoviária de Vitória serão ampliadas. 
 
Para isso, 14 imóveis na Vila Rubim terão que ser demolidos. A expectativa é que até o final de janeiro o processo de licitação seja concluído e que, após o início das obras, o viaduto e as modificações nas vias públicas sejam entregues em 24 meses. 
O governo garante que o projeto irá proporcionar uma melhor circulação na região da Ilha do Príncipe, um dos gargalos na entrada Sul da Capital, e também favorecerá a implantação do sistema BRT, que são as vias exclusivas para ônibus. A licitação está prevista para o dia 27 de dezembro e, até o final de janeiro, a empresa deverá iniciar as obras. O prazo de execução é de 24 meses.
 
De acordo com o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), as obras do Portal do Príncipe também vão favorecer o projeto de Revitalização do Mercado da Vila Rubim, que será executado pela Prefeitura. Entre as melhorias previstas, estão a recuperação e alargamento das ciclovias e a recuperação da Ponte Seca.
 
O aviso de licitação também inclui o trecho dois, descrito apenas como Cauê-príncipe. A apresentação do projeto do Portal do Príncipe foi realizada no Palácio Anchieta e contou com a presença do governador Renato Casagrande, do prefeito de Vitória Luciano Rezende (PPS), do secretário de Transportes de Obras Públicas, Fábio Damasceno, e do deputado estadual Marcelo Santos (PMDB).

Mais Lidas