O município de Ibatiba, no sul do Estado, teve situação de emergência reconhecido pelo Ministério da Integração Nacional nesta segunda-feira (10). A partir da medida, publicada no Diário Oficial da União, a prefeitura poderá solicitar apoio do governo federal para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas por desastres naturais.
Em fevereiro, a prefeitura municipal declarou situação de emergência em função da destruição causada por chuvas que atingiam o município desde dezembro. As precipitações afetaram vários bairros e causaram destruição danos materiais, sociais e ambientais. Algumas áreas ficaram sem transporte escolar e limpeza urbana, devido dificuldade de acesso.
Os bairros Ipê, Floresta, Novo Horizonte, Bela Vista, São José e Brasil Novo foram os mais prejudicados. A destruição interditou ruas e estradas, e destruiu calçamentos, rede de água pluvial, redes de esgoto, redes de água, bueiros.
A medida ministerial contemplou 20 cidades no Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e Sergipe. O reconhecimento federal é decorrente do extenso período de seca, estiagem, tempestades, inundações e enxurradas.
Para ter acesso a recursos materiais e financeiros de apoio emergencial da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração, os municípios devem apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR).