O governo do Estado homologou a concorrência pública contratação de empresa para elaboração de projeto executivo de arquitetura e complementares de engenharia do Portal do Príncipe, obra na saída sul de Vitória, na Vila Rubim, com o intuito de desafogar o trânsito na região. A proposta apresentada é de R$ 8,2 milhões. A homologação foi publicada no Diário Oficial do último dia 11.
O Portal do Príncipe é discutido desde 2008, mas só começou a ser efetivamente implantado no final do governo Renato Casagrande (PSB). O projeto previa a construção de um viaduto exclusivo para a saída de caminhões do porto de Vitória e a ampliação da Avenida Elias Miguel. Em maio de 2014, a empresa Cejen Engenharia Ltda foi declarada vencedora do edital das obras de implantação da primeira etapa do complexo Portal do Príncipe.
O projeto do Portal Príncipe contempla ainda uma segunda etapa com a implantação do novo Fórum de Vitória, cuja construção foi anunciada para a região, e a implantação do sistema BRT (vias exclusivas para ônibus).
O governo Casagrande realizou desapropriações e fez o corte das árvores da área vizinha à Rodoviária de Vitória. Em 2014, foi iniciada a demolição dos prédios para as obras do projeto. O último prédio só veio abaixo em outubro de 2015.
Na toada do ajuste fiscal, o governo Paulo Hartung (PMDB) remodelou o projeto. O viaduto exclusivo para saída de caminhões do porto foi excluído. Mas o projeto executivo homologado preserva o Complexo Fórum de Vitória e a estação do BRT. O vencedor da licitação é o consórcio Portal do Príncipe.