Em reunião com entidades cicloativistas na manhã desta segunda-feira (5), o governador Renato Casagrande (PSB) se comprometeu a contratar projeto de viabilidade e engenharia para a implantação de uma ciclovia na Terceira Ponte. Casagrande também deu prazo para a publicação do edital: novembro. A proposta de ciclovia na ponte foi a iniciativa popular mais votada em site do governo e virou prioridade para o Orçamento 2015.
O encontro realizado no Palácio Anchieta reuniu, além do governador, o secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, e membros do movimento Ciclistas Urbanos Capixabas (CUC) e da Federação Espírito-Santense de Ciclismo (Fesc).
O autor da proposta de iniciativa popular e membro do CUC, Rafael Darrouy, disse que, durante a reunião, os representantes do governo não apresentaram nenhuma objeção à proposta. “O governador disse que nunca tinha cogitado uma ciclovia na ponte”, relata ele, um dos presentes à reunião.
Mesmo sem embasamento técnico, Darrouy confia na viabilidade da instalação de uma ciclovia na Terceira Ponte. Para receber o Sistema BRT (vias exclusivas para ônibus), a ponte será ampliada em 1,5 metro para cada lado, criando duas faixas para carros e uma faixa central para o BRT.
Lembrando o Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que tem como diretriz a priorização dos modais não-motorizados, ele espera um esforço do governo para somar um veículo simples e não-poluente como a bicicleta à obras de ampliação da Terceira Ponte.
Darrouy atribui à mobilização popular essa primeira e importante acolhida oficial da demanda cicloativista pela ciclovia na ponte – e não fala especificamente dos votos no site do Orçamento. De forma mais sistemática, desde 2009 ciclistas têm “ocupado” a ponte em pedaladas e bicicletadas com o fim de chamar a atenção das autoridades para a demanda.
“O recado é o seguinte: a gente conseguiu isso na rua. Pode ser mais uma vitória de 2013”, disse, se referindo também ao conjunto de mobilizações das Jornadas de Junho.