Sem aviso ou reuniões, o governo do Estado planeja a implantação de um pátio de estocagem de veículos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) em Ibiapaba, região de Cariacica-Sede, em Cariacica. Os moradores estão preocupados e indignados. Preocupados com os impactos físicos e biológicos na região e indignados com a chegada sem cerimônia do governo.
“Aquilo ali vai ficar abandonado”, teme Ademir Marins, presidente da Associação de Moradores de Vila Merlo. Os moradores temem contaminação das rochas, solo, água e lençol freático, além de infestação de ratos, baratas e insetos. “Incluindo o mais temido do momento, o mosquito Aedes aegypti”, alerta Marins. O mosquito é vetor de transmissão da dengue, zika vírus e chikungunya.
De fato, a CPI da Máfia dos Guinchos da Assembleia Legislativa, em visitas técnicas a pátios do Detran-ES, constatou estruturas precárias para estocagem de veículos que favorecem impactos ao meio ambiente e à saúde pública, com infiltração de óleo veicular no solo e formação de focos de mosquito nas ferragens. É o que prevê Marins: “Os veículos, dependendo do valor, não serão retirados. E ficarão em local descoberto”.
No entanto, Marins destaca que enviou ofício à comissão convidando membros para a reunião da comunidade realizada nessa quarta-feira (13) para a discussão do problema. Ninguém apareceu, apenas o deputado estadual Sergio Majeski (PSDB).
O líder comunitário avalia que todos os bairros da Região 9 no Cariacica – Antônio Ferreira Borges, Cariacica Sede, Porto de Cariacica, Prolar, Santa Luzia, São João Batista e Vila Merlo – serão prejudicados caso o pátio seja consumado. A área foi inicialmente destinada para a instalação de um pólo industrial e de projetos sociais. “Só agora vimos que foi concedida para o Detran-ES com prazo de 25 anos”, diz.
A comunidade solicita uma reunião com membros do governo do Estado para discutir a questão. “Nossa indignação é porque não chamaram a comunidade para conversar”, desabafa Marins. Caso o governo não atenda à demanda de reunião, os moradores planejam uma manifestação com paralisação da Rodovia do Contorno. “Desde que o governador [Paulo Hartung, PMDB] foi eleito, ele não trouxe nada para Cariacica Sede. Esse foi o primeiro presente”, ironiza Marins.