“O Sindirodoviários comunica à população em geral, especialmente aos usuários do sistema de transporte público coletivo de passageiros da Grande Vitória e do sistema rodoviários municipal e intermunicipal de passageiros, que os trabalhadores deliberaram decretar greve com paralisação parcial do sistema a partir 00h01min (zero hora e um minuto), do dia 19.12.2017″, diz trecho do edital publicado nesta sexta-feira (15), pelo Sindicato dos Rodoviários do Espírito Santo (Sindirodoviários).
A categoria está em plena negociação salarial com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Setpes), mediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).
A reivindicação dos trabalhadores é de um aumento real de 5%. Querem também reajuste do vale-refeição e a gratuidade do plano de saúde. As empresas não concordam com o reajuste.
No edital, diz o Sindirodoviários que a categoria considerou para anunciar a greve “a posição intransigente e recalcitrante da classe patronal, que resultou na frustração das negociações coletivas com vistas à formalização de instrumento normativo de trabalho para vigorar no período de 01.11.2017 a 31.10.2018”.
O Sindirodoviarios está convocando os trabalhadores para uma Assembleia Geral Extraordinária na próxima segunda-feira (18): uma de manhã, outra à tarde. A assembleia será no Clube Náutico Brasil.
O edital do Sindirodoviarios assegura que durante a paralisação, será mantida a circulação de 30% da frota dos ônibus que operam no sistema. E que também funcionará os serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis dos usuários. Em relação ao direito de ir e vir da população da Grande Vitória, afirma que “serão respeitados os direitos e garantidas fundamentais da coletividade”.