Nessa quarta-feira (30), a Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (SETOP) instituiu um grupo de contingência para propor soluções para o trânsito na Terceira Ponte.
A discussão sobre os congestionamentos na Terceira Ponte já é antiga e se intensificou com o fim da cobrança do pedágio. De acordo com dados da Rodosol, concessionária que administra a ponte, com o fim do pedágio, em abril deste ano, o fluxo de veículos aumentou em mais de 23%. Em números, o percentual representa cerca de 96 mil carros cruzando a ponte todos os dias.
O Ministério Público, com o aumento do fluxo, também sugeriu um grupo, semelhante ao criado agora pelo governo, para debater alternativas para o trânsito na Terceira Ponte. Na ocasião, o promotor Marcelo Lemos, um dos idealizadores do grupo, chegou a propor o retorno da cobrança do pedágio para reduzir o número de veículo.
O novo Grupo Técnico de Estudo e Apoio nas operações da Terceira Ponte tem como objetivo avaliar e monitorar o fluxo de veículos na Terceira Ponte e propor soluções técnicas para reduzir os congestionamentos.
A Setop também anunciou a implantação de uma faixa reversível na ponte em dias de chuva e acidentes na ponte. Com a medida, o sentido com maior fluxo ocupará uma faixa extra, para amenizar o congestionamento. O primeiro teste da faixa reversível deve acontecer no início de dezembro.
O grupo será coordenado pelo secretário Fábio Damasceno. Também fazem parte do grupo representantes das prefeituras de Vitória e Vila Velha, da Rodosol, da Secretaria de Estado e Segurança, da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória, do Batalhão de Policiamento de Trânsito e do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-ES).