Um grupo de trabalho foi formado pela Prefeitura de Vitória para apurar sugestões das comunidade de São Pedro e ciclistas para a melhor utilização da ciclovia existente na Rodovia Serafim Derenzi. A via é alvo de desrespeito de motoristas que a utilizam como acostamento, representando riscos aos pedestres e aqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte.
Com o mau uso da ciclovia, alertam os moradores da região, usuários precisam andar na faixa dos veículos em muitos trechos da avenida.
Na tentativa de reverter o problema, comerciantes e moradores de São Pedro, além de representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal e do Conselho Popular de Vitória (CPV) ouviram a sociedade para orientar e fiscalizar melhor o uso da via pública.
Entre as ideias propostas para serem trabalhadas pelo grupo estão um estudo para delimitar vagas no lado oposto ao da ciclovia; colocar ressalto ao longo da faixa cicloviária para evitar que os carros estacionem; implantação de mão única e sistema binário nas ruas secundárias para proporcionar mais vagas; realização de uma campanha educativa de conscientização sobre o uso adequado da ciclovia; retirada urgente dos carros abandonados ao longo da via, e instalação de placas para cargas e descargas.
A construção de uma nova ciclovia às margens da baía noroeste, começando no bairro Estrelinha e saindo na Ponte da Passagem, é outra proposta que chamou atenção do Executivo. Evitaria, segundo os próprios moradores, a subida e descida da conhecida “Curva da Morte”. A nova ciclovia seria plana, sem riscos por parte do trânsito.