Os hotéis do Espírito Santo não estão entre os ranqueados pelo Ministério do Turismo, ou seja, não receberam ainda o símbolo estrela do Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass). A adesão é feita voluntariamente, porém, seguindo critérios definidos.
Os critérios são definidos de forma participativa entre o Ministério do Turismo, Inmetro, Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) e sociedade civil, como objetivo de aumentar a competitividade no setor e de funcionar como um meio de auxiliar turistas brasileiros e estrangeiros em suas escolhas.
Por enquanto, poucos hotéis aparecem na lista do Ministério da Justiça. Há 10 empreendimentos na categoria cinco estrelas, seis quatro estrelas, dez três estrelas e 2 duas estrelas classificados pelo sistema nos Estados da Bahia, São Paulo, Distrito Federal, Goiânia, Pará, Minas Gerais, Tocantins, Porto Alegre, Paraná e Pernambuco.
Segundo o Ministério do Turismo, para fazer parte do sistema o meio de hospedagem tem que estar classificado entre as categorias hotel, resort, hotel fazenda, cama&café, hotel histórico, pousada e flat/Apart-hotel.
É através da consagrada simbologia das estrelas que o sistema caracteriza as categorias, sobretudo, através de avaliações sobre a infraestrutura oferecida, serviços e sustentabilidade (uso de recursos de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável).
Os requisitos são divididos em mandatórios, ou seja, o cumprimento obrigatório pelo meio de hospedagem e eletivos (de livre escolha do meio de hospedagem, tendo como base uma lista pré-definida).
O meio de hospedagem para ser classificado na categoria pretendida deve ser avaliado por um representante legal do Inmetro e demonstrar o atendimento a 100% dos requisitos mandatórios e a no mínimo 30% dos requisitos eletivos (para cada conjunto de requisitos).