Em reunião ocorrida nesta segunda-feira (24) no Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o deputado estadual Roberto Carlos (PT) recebeu a notícia que transmitiu no plenário da Assembleia Legislativa durante a sessão: o Iema notificou a empresa Liquiport para realizar a desmontagem dos tanques de combustível instalados em Paul, Vila Velha.
O documento diz que a empresa deve proceder à desmontagem dos tanques e à adoção de medidas de suporte à intervenção. A empresa deve apresentar, ainda, um cronograma executivo das etapas de desmontagem dos tanques; local de acomodação, no interior do empreendimento, das partes desmontadas e componentes dos tanques; e medidas de controle ambiental a serem adotadas durante e posteriormente à desmontagem.
Os tanques de armazenamento de combustíveis da Liquiport – ao todo, estavam previstos o funcionamento de 10 – estão cravados no cume do Morro do Atalaia, em Paul, Vila Velha. Cinco estruturas enormes, vazias por ora, se avizinham dos moradores. Por razões óbvias, o projeto provocou apreensão na comunidade.
Os moradores dizem que não houve debates públicos para discuti-lo. A licença para a construção dos tanques foi suspensa pelo Iema em setembro do ano passado.