Formações sobre negritude, juventude e direitos sociais estão no calendário de atuação deste ano, como ressalta Jocelino Júnior
Formações, projetos culturais e outras ações com foco nos morros da região do Centro de Vitória são algumas das atividades a serem desenvolvidas pelo Instituto Raízes no decorrer de 2021. Uma das iniciativas, informa o coordenador do Raízes, Jocelino Júnior, será uma formação com a temática dos direitos humanos para trabalhadores dos equipamentos públicos dos morros da região do Centro de Vitória, em parceria com a Secretaria Estadual de Direitos Humanos (SEDH).
Algumas das temáticas a serem abordadas no curso são negritude, juventude e direitos sociais, como forma de possibilitar que os profissionais compreendam o território onde atuam. “Será para todos trabalhadores dos equipamentos públicos, como o CRAS [Centro de Referência em Assistência Social], unidades de saúde e escolas, para que possam compreender o território em que atuam, que é cultural e de vulnerabilidade social, entre outras características”, diz Jocelino.
A sala onde fica a sede administrativa se chama São Benedito, e conta com fotos do território do samba. A outra é denominada Sala Berço do Samba, com exposição permanente de CDs, vinis e fotos de personagens da Piedade. “É um crescimento, um amadurecimento em defesa da cultura, da educação, da segurança pública, dos direitos sociais. Vai dar visibilidade para as ações do Raízes, que vem crescendo enquanto uma instituição séria”, declara Jocelino.
Ele recorda que o Raízes surgiu há 13 anos, começando “como um projeto simples de oficinas para a comunidade”, mas foi crescendo e se deparando com diversas realidades no território, como a fome e a falta de moradia. A partir daí começou a se organizar como grupo de apoio sociocultural e a se aproximar dos equipamentos da região ainda de maneira tímida. “Começamos a ver que podíamos fazer muito mais”, diz. Por isso, em 2016, o Raízes foi formalizado, passando a ter Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
O Raízes tem contatado parceiros para visitar a nova sede. Entre os que já visitaram estão a secretária estadual de Direitos Humanos, Nara Borgo, e o secretário estadual de Cultura, Fabrício Noronha. A vice-governadora Jaqueline Moraes (PSB) comparecerá à nova sede na próxima segunda-feira (8). O Raízes está tentando agendar uma visita do governador Renato Casagrande ao local.
Cultura
O coordenador do Raízes explica que os recursos para as atividades do Instituto foram adquiridos por meio de editais. Por meio da Lei Aldir Blanc, o grupo irá desenvolver o Projeto Olhai Por Nós, com oficinas de fotografia para jovens, crianças e adolescentes.