quinta-feira, setembro 19, 2024
23.8 C
Vitória
quinta-feira, setembro 19, 2024
quinta-feira, setembro 19, 2024

Leia Também:

Justiça Eleitoral desmente fake news e inicia teste com urnas

Informações que circulam nas redes apontam que voto servirá como prova de vida ao INSS

Como ocorre em período eleitoral, a menos de um mês da votação de 6 de outubro, circulam notícias falsas para confundir o eleitor ou tirar proveito de pessoas idosas. Nessa terça-feira (17), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nota desmentindo informações que vêm circulando de que o voto servirá como prova de vida dos aposentados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Também nesta data, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), por meio da Comissão de Auditoria de Urnas Eletrônicas (Cave), iniciou o treinamento dos voluntários que atuarão no teste de integridade dos equipamentos (com e sem biometria) e no teste de autenticidade dos sistemas eleitorais, no 1º e 2º turnos.

Segundo o TSE, o momento do voto é o exercício do direito de cada eleitor de escolher o seu representante. “É isso e apenas isso”, diz o texto. “A eleição é organizada e executada pela Justiça Eleitoral e é mentira que exista um acordo com o INSS ou com qualquer outro órgão, para estender a presença da eleitora e do eleitor nas urnas para qualquer efeito que não seja o exercício do direito fundamental de votar”, assevera o órgão.

A mesma mentira circulou na internet antes das eleições 2022. A falsa imagem utilizada da Justiça Eleitoral constitui ilícito, como se esclareceu na época. “A comunicação da Justiça Eleitoral é feita apenas pelos canais oficiais do Tribunal Superior Eleitoral e pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) e cartórios eleitorais, nos quais se incluem os sites oficiais”.

O treinamento dos voluntários que atuarão no teste de integridade das urnas eletrônicas ocorre em Vitória e tem como objetivo apresentar as orientações contidas na Resolução TRE-ES nº 24/2024. O treinamento das turmas segue até esta sexta-feira (20). Ao todo serão capacitados 142 pessoas, em seis turmas para a auditoria de integridade da urna e uma turma para a auditoria da integridade com biometria.

Mais Lidas