quinta-feira, novembro 28, 2024
23.9 C
Vitória
quinta-feira, novembro 28, 2024
quinta-feira, novembro 28, 2024

Leia Também:

Lei que institui política de incentivo ao uso da bicicleta é sancionada

Foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (5) a Lei nº 8.564, que institui a política de incentivo ao uso da bicicleta. Segundo a Prefeitura de Vitória, a medida tem o objetivo de garantir acesso amplo e democrático ao espaço urbano, por meio da priorização dos modos de transporte coletivo e não motorizado. 
 
A implementação da política tratada pela lei garantirá o desenvolvimento de atividades relacionadas com o sistema de mobilidade cicloviária e de pedestres; a melhoria das condições para o deslocamento de ciclistas; melhoria da qualidade de vida e a eliminação de barreiras urbanísticas aos ciclistas e cadeirantes. 
 
A promessa é que serão implementados infraestrutura cicloviárias no município como ciclofaixas, faixas compartilhadas, ciclovias, bicicletários e sinalização específica para garantir a segurança do ciclista. 
 
De acordo com a lei, está previsto ainda a integração da bicicleta ao sistema de transporte público existente, e a promoção de campanhas educativas. Com isso, acredita a prefeitura, será possível aumentar a consciência dos efeitos indesejáveis da utilização do automóvel nas locomoções urbanas; a redução do uso de automóvel nas viagens de curta distância e o aumento de sua ocupação; o estimulo do uso de bicicleta como meio de transporte alternativo, entre outras medidas que fomentem o uso do transporte limpo sobre duas rodas na cidade de Vitória. 
 
O estímulo ao uso de bicicleta combinado as campanhas de educação no trânsito poderão proporcionar o melhor planejamento espacial e territorial com base nos deslocamentos cicloviários e de cadeirantes, assim como projetos de infraestrutura cicloviária. 
 
As rotas de conexão com outras cidades, por meio de trajetos seguros, também é um dos objetivos da nova lei que entrou em vigor nesta quinta (5).
 
Tarifa zero
 
Os ciclistas capixabas marcaram mais um ato para reivindicar segurança aos ciclistas e a construção de ciclovias na Grande Vitória. O ato, marcado para o próximo dia 22 de dezembro, reivindica tarifa zero para o GV Bike Bus – ônibus que faz a travessia de bicicletas e ciclistas na Terceira Ponte.
 
Atualmente, os ciclistas pagam R$ 1,25 para fazer a travessia, enquanto os carros pagam R$ 0,80. Para os ciclistas, a cobrança é contraditória. Eles cobrarão durante o ato que a tarifa seja zero ou que a tarifa cobrada seja destinada a construção de ciclovias. 
 
A concentração será no bicicletário do quiosque nº1, na Praia de Camburi, às 9h. 
 
Os ciclistas prometem fazer um apitaço pela orla de Camburi e também em Vila Velha. 

Mais Lidas