O mapa do Espírito Santo deve mudar e ganhar mais 42 quilômetros quadrados de extensão, equivalente a quase metade do tamanho de Vitória – que tem 93 quilômetros quadrados de área. A informação é do Instituto Estadual de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), que identificou divergências na localização dos marcos e a divisa atualmente utilizada entre o Estado e Minas Gerais. As novas áreas estão localizadas no município de Ecoporanga, na região noroeste capixaba, que faz parte da antiga “região do contestado”.
De acordo com informações da autarquia, os técnicos do Idaf localizaram as divergências nessa quinta-feira (27), após medições no local. Os marcos foram fotografados e georreferenciados – quando suas coordenadas geográficas são catalogadas –, utilizando a tecnologia de GPS. Na ocasião, os técnicos identificaram uma diferença média de dois quilômetros em seu posicionamento, o que resultava na “perda” de um pedaço do território pertencente ao Estado.
“O Espírito Santo estava perdendo uma área de aproximadamente 42 quilômetros quadrados, o que equivale a 4.300 campos de futebol, por exemplo”, afirmou o chefe da Seção de Geografia e Cartografia do Idaf, Vailson Schineider.
Além da importância para os produtores rurais da região, o “novo” mapa capixaba assume o papel histórico, uma vez que o local foi alvo de disputas entre Espírito Santo e Minas Gerais. O município de Ecoporanga e os demais da região noroeste fazem parte da antiga “região do contestado”, uma faixa de terra que durante muitas décadas foi disputada por mineiros e capixabas. Na década de 1960, um acordo bilateral pôs fim à disputa e foram constituídas equipes técnicas com representantes dos dois estados para a implantação de marcos de divisa ao longo da linha litigiosa, que permaneceram até hoje. Foram justamente esses marcos que foram checados pelos técnicos do Idaf, que seguem para a próxima fase do trabalho.
Segundo informações divulgadas pelo Idaf, a próxima etapa consiste no ajuste digital da divisa nos sistemas e bases informatizadas, assim como a alteração no mapa estadual. Pelos limites atuais, o Espírito Santo conta com uma área total de 46.078 quilômetros quadrados. Somente o município de Ecoporanga tem uma área de 2.283 quilômetros quadrados, sendo o terceiro maior em extensão, com aproximadamente 5% de participação na área total do Estado.