quarta-feira, novembro 27, 2024
28.3 C
Vitória
quarta-feira, novembro 27, 2024
quarta-feira, novembro 27, 2024

Leia Também:

Linhares: moradores fecham a BR 101-norte em protesto por aluguel social

O trânsito da BR 101 amanheceu interrompido nessa segunda-feira (20) pelos moradores da região de “Casinhas”, no bairro Planalto, em Linhares, norte do Estado. Os manifestantes pedem que a prefeitura ofereça outra opção de moradia às famílias que, por ordem judicial, devem deixar suas casas construídas em um terreno privado.
 
Segundo Elza dos Santos Gomes, representante do movimento, em vídeo gravado ao Site de Linhares, o prazo de 6 de novembro, dado pela justiça para desocupação da área é muito curto e muitas das intimações vieram em nome de antigos proprietários, já mortos. “Nos não invadimos. Compramos nossos lotes e construímos as casas”, afirmou a moradora.
 
Ela também sustenta que a prefeitura sugeriu a realocação da população em uma quadra esportiva da cidade, alternativa que não agrada as famílias. Os moradores já se manifestaram revindicando o pagamento de aluguel social pelo município, mas como não foram atendidos, decidiram bloquear as vias com pedaços de madeira em chamas. 
 
A prefeitura, por meio de nota, informou que  “o processo de reintegração de posse da área tramita na Justiça há mais de oito anos. O proprietário da ação aguarda a desocupação do local que foi determinada por decisão judicial. O município acompanha o caso e já promoveu reuniões para discutir o assunto com os moradores da região ocupada. Nas conversas, não foi firmado compromisso de contemplar as famílias com aluguel social, até porque é preciso antes analisar o perfil social dos moradores da região. Aqueles que se enquadrarem nos padrões da lei, serão atendidos”.
 
O tráfego foi bloqueado na altura do Km 155, aproximadamente às 5 horas da manhã desta segunda, e provocou muito congestionamento nos dois sentidos da via. Os moradores liberaram a rodovia após negociações com representantes da Prefeitura de LInhares e da Defensoria Pública, que representará os moradores nas negociações.

Mais Lidas