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Mais de duas mil crianças estão à espera de vagas na rede municipal de Vitória

Há 2,5 mil crianças na Capital à espera de vagas no sistema público de educação infantil, admitiu a secretária de Educação Adriana Sperandio. Em reunião com o vereador Vinícius Simões (PPS) para discutir a educação no município, ela falou também sobre a situação de algumas unidades educacionais. Segundo a secretária, há escolas que estão em fase de obras e outras que serão entregues no final deste ano e início de 2014. É o caso do Cemei de Consolação, que abrirá 550 alunos. 

 
Com isso, Adriana garante que o número de crianças aguardando por vagas será zerado. Essas vagas, porém, estão previstas apenas para o fim do ano em diante. Este ano, a população da Capital que depende da escola pública ainda enfrentará dificuldade para conseguir vaga. 

 

O vereador, que disse estar preocupado com o déficit, lembrou também que é preciso garantir vaga ao aluno em seu próprio domicílio. “Muitas vagas são fornecidas para alunos de bairros vizinhos, como acontece em Jardim Camburi, Jardim da Penha e Bairro República. É preciso contemplar outras comunidades com urgência”, ressaltou. 
 
Além disso, frisou ele, é preciso atentar para o caráter provisório das escolas que funcionam em terrenos locados pela prefeitura. Para ele, a verba gasta com aluguel poderia estar sendo melhor utilizada na Educação. A secretária garantiu que não depender mais de equipamentos locados é uma das prioridades na gestão. 

 

Apesar de a secretária garantir que o plano de carreira de Vitória é o melhor do Brasil, o vereador questionou a questão salarial dos profissionais da Rede de Ensino de Vitória. 

 

Para Vinícius Simões, as redes municipais estão perdendo profissionais para a rede privada e para outros municípios da Grande Vitória que também têm avançado na questão salarial. 

 

 “Temos o melhor plano de carreira para quem já trabalha na Rede há mais de sete anos. O nosso problema está até chegar esse período. Só este ano Vitória perdeu 150 profissionais que foram para outros municípios”, afirmou ela. 
 
O Vereador aproveitou a ocasião para para reforçar sua preocupação com relação aos dados estaduais avaliados pelo governo, por meio da Prova Brasil, a respeito do aprendizado dos alunos do ensino fundamental. Os resultados da prova mostraram que apenas 19% dos alunos que cursam o nono ano aprendem o adequado na disciplina de matemática. Em português, a porcentagem aumenta pouco, para 26%. Já os alunos do quinto ano, 41% interpretam e leem corretamente, já em matemática, apenas 36%. “Existe uma grande quantidade de recursos despendidos para o setor, sem obtenção de resultados satisfatórios”, disse o vereador do PPS. 
 
Adriana Sperandio reconheceu a necessidade de melhorar os indicativos e  destacou a existência de programas que irão fazer avaliações com os alunos que não estão na série adequada, para que sejam conhecidas e avaliadas as limitações de cada um. 

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