Está mantida a reunião que discutirá a pauta de reivindicação dos futuros protestos prometidos para ocorrer em Vitória. Marcada para este sábado (22), a reunião que é aberta terá como ponto de partida o tema tarifa zero. A informação é da Comissão de Comunicação do movimento que organiza as manifestações.
Segundoa comissão, a tarifa zero é a pauta direta do movimento, mas as pautas levadas pelos participantes durante a reunião na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), também serão discutidas na ocasião.
A partir deste debate, serão definidos os rumos das próximas manifestações. Além disso, no próximo sábado (22), também será discutido o desfecho da manifestação realizada nesta quinta (20), marcada pela ação violenta de um pequeno grupo e pela depredação dos prédios do Tribunal de Justiça do Estado, do Ministério Público Estadual, de comércios na região da Enseada do Suá e pela destruição das cabines de cobrança do pedágio da Rodosol, em Vitória.
“Ainda estamos sem saber o que aconteceu. Não há explicação”, divulgou a comissão sobre os episódios de radicalização registrados no final do protesto.
Já sobre a iniciativa do presidente do Tribunal de Justiça, Pedro Valls Feu Rosa, receber os manifestantes no ato da manifestação, Walmir afirmou que é notável que Feu Rosa está aberto para um diálogo. O movimento entregou uma pauta para o presidente cobrando itens da pauta nacional: – contra a criminalização dos movimentos sociais; apoio às vítimas de repressão e violência abusiva da polícia/governo nas cidades que protestaram essa semana (SP, RJ, POA, etc); contra o abuso de pode; contra o aumento da passagem e mobilidade urbana.
Sem uma liderança assumida, apesar da fala de alguns participantes e das comissões, ainda é difícil prever quais serão os próximos passos dos manifestantes. A promessa entretanto é que a votação e confirmação das pautas do movimento serão definidas no próximo sábado (22).
A reunião para debater a pauta do movimento será realizada em frente ao Restaurante Universitário (RU), na Ufes, às 14h.
Ato solidário
Um ato para arrecadar dinheiro para a Associação Capixaba contra o Câncer Infantil (Acaci) também será realizado no próximo sábado (22), na tentativa de reverter o furto realizado durante a noite desta quinta-feira (20), nas caixas de arrecadação de dinheiro instaladas no pedágio da Rodosol, em Vitória.
O evento ocorrerá das 9h às 16h, em frente à Assembléia Legislativa.