quinta-feira, novembro 28, 2024
27.7 C
Vitória
quinta-feira, novembro 28, 2024
quinta-feira, novembro 28, 2024

Leia Também:

Material mais barato atrasa inauguração do Terminal de VV

A troca da telha prevista no contrato para a cobertura do Terminal de Vila Velha, por outra de menor valor, vem impedindo a inauguração da área de ampliação de embarque e desembarque de passageiros. Segundo o Instituto de Obras Públicas do Estado (Iopes), a empresa Espaço Arquitetura e Construção se recusa a fazer o reparo. “Ela tem 30 dias para entregar a obra, caso contrário o contrato será rescindido”, garantiu o diretor-geral do órgão, Luiz Cesar Maretto Coura. 
 
Ele  explica que  o Iopes pagou por um material e a empresa utilizou outro, mais barato.  “A execução do telhado diverge com o que foi contratado. A empresa já foi notificada e se recusa a aceitar essa alteração. Ela tem até o dia 30 de outubro para fazer a mudança, caso contrário contrataremos outra empresa”, disse o diretor. 
 
Com o atraso, os cerca de 87 mil usuários do Sistema Transcol terão que aguardar ainda mais pela modernização e ampliação do terminal, que deveria ter sido entregue em meados de maio deste ano. 
 
O imbróglio gerado pela empreiteira também vem mantendo sem uso os oito novos pontos de parada. “Eles colocaram a telha que acham que atende a necessidade do terminal, mas não é o que foi definido e comprado pelo Iopes. De fato as telhas atendem a necessidade, mas pagamos por algo ainda melhor e que não foi instalado. Ou seja, estão gozando das finanças”.
 
De acordo com Coura, o problema foi gerado por uma questão processual. Ele acredita que a empresa ainda tem tempo e qualificação para fazer a mudança. 
 
O secretário de Relações e Formação Sindical (Sindipúblicos) José Roberto Gomes, que é funcionário da Cetirb-GV,  alertou que a demora para a inauguração da área é grave. Ele cobrou mais empenho para que a empreiteira realize os trabalhos conforme o contrato assinado entre Iopes e a Espaço Arquitetura e Construção.
 
Ele lembrou que a ampliação da área do terminal chegou a funcionar pouco antes da data marcada para a reinauguração, em maio deste ano, após uma forte ventania levar ao chão a cobertura do Terminal Itaparica, também no município. Na ocasião, os serviços prestados em Itaparica foram transferidos para a nova área, até que o telhado atingido pela ventania fosse reconstruído. 
 
Além da ampliação para que o projeto de modernização do Terminal seja finalizado faltam ainda a realização de melhoramentos no sistema viário interno, novos acessos, a construção e reforma de lojas e sanitários e a modernização da estrutura existente para dar mais comodidade ao número de passageiros, que cresceu muito desde sua inauguração, em 1989. 

Mais Lidas