O Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes) comemorou a aprovação, pelo Ministério da Integração Nacional, do plano de trabalho para reconstrução de Rio Bananal, um dos municípios atingidos pelas fortes chuvas que castigaram o Estado no final de 2013. O plano de Rio Bananal (foto acima) é um dos 33 do primeiro lote encaminhado pelo Iopes ao Ministério da Integração. O lote tem o valor aproximado de R$ 223 milhões.
Para Maretto, a aprovação total do primeiro plano de trabalho gera uma expectativa muito positiva em relação aos demais. “Os planos estão sendo elaborados dentro de rigorosos critérios de engenharia e conforme a orientação da Defesa Civil Nacional. Por isso, acreditamos que os demais planos também serão aprovados”, afirmou.
Nesta semana, o diretor geral e o diretor de Planejamento e Articulação Setorial do Iopes, Renato Lorencini, que está coordenando a elaboração dos planos de trabalho, irá ao Ministério da Integração Nacional, em Brasília, para entregar o restante dos planos e acompanhar a avaliação. “O governo do Estado está se empenhando para que os municípios capixabas castigados pelo desastre no final do ano passado consigam se reerguer o mais rápido possível”, frisou Lorencini.
Os planos de trabalho estão sendo elaborados por seis empresas que foram contratadas pelo Iopes, em janeiro deste ano e que também vão auxiliar com serviços de topografia, sondagem, além da elaboração de projetos necessários a reconstrução de pavimentação de vias urbanas, praças e pontes nos municípios afetados. Já a execução das obras será contratada pelas prefeituras, à medida que os recursos federais forem liberados.