quarta-feira, novembro 27, 2024
22.9 C
Vitória
quarta-feira, novembro 27, 2024
quarta-feira, novembro 27, 2024

Leia Também:

Ministério Público protocola ação sobre fornecimento de água em São Mateus

O Ministério Público Estadual (MPES) protocolou, nesta sexta-feira (11), uma ação civil pública em face do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de São Mateus, na região norte capixaba, devido aos problemas na distribuição de água no município. A denúncia é resultado das informações colhidas no inquérito civil instaurado pelo órgão ministerial. No final de setembro, a promotoria local recomendou a Saae para isentar ou reduzir a tarifa cobrada devido ao fornecimento de água com elevado teor de sódio.

Também no mês de setembro, o Ministério Público promoveu uma audiência pública sobre o tema. Na ocasião, a promotoria fez recomendações oficiais ao SAAE sobre a adoção de providências até que o problema fosse resolvido. A salinização do Rio Cricaré, que abastece São Mateus e sofre intensa degradação, foi detectada no início de outubro, em decorrência da baixa vazão do manancial, o que permitiu o avanço do mar.

Inicialmente, o problema obrigou o Saae a interromper os serviços, deixando mais de 75 mil pessoas sem água por alguns dias. Depois, o abastecimento foi retomado somente para higiene, cenário que permanece até hoje, sem previsão de solução.

Durante todo esse tempo, o prefeito Amadeu Boroto (PSB) se mostrou insensível ao drama dos moradores. A distribuição de água potável ocorreu somente após cobranças dos vereadores do município ao prefeito, que não compareceu à audiência pública. O prefeito socialista é acusado de não ter promovido qualquer melhoria no sistema de captação de água e tratamento de esgoto do município durante seus dois mandatos.

Mais Lidas