quarta-feira, novembro 27, 2024
21.6 C
Vitória
quarta-feira, novembro 27, 2024
quarta-feira, novembro 27, 2024

Leia Também:

Moradores de Jardim Camburi querem reforma e ampliação da única unidade de saúde do bairro

Jardim Camburi registrava 20 mil habitantes quando ganhou sua primeira e única Unidade de Saúde. Pouco mais de 20 anos depois, a população do bairro praticamente triplicou, mas a unidade continua a mesma, razão pela qual os moradores irão cobrar da Prefeitura de Vitória a reforma e ampliação do equipamento. A proposta será apresentada na próxima segunda-feira (4) no projeto Gabinete Itinerante, que reúne a equipe da prefeitura para ouvir as demandas da comunidade.
 
O encontro será a partir das 18h30 na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elzira Vivacqua dos Santos.
 
“O bairro cresceu e a unidade não acompanhou”, diz o diz o secretário da Associação de Moradores de Jardim Camburi (ACJAC), Evandro Figueiredo, que estima uma população atual de 55 mil moradores no bairro. Trata-se de mais um efeito do furor desordenado com que o poder imobiliário se instalou na região. Como no trânsito há muito carro para pouca rua, na saúde há muito paciente para pouco consultório.
 
A construção de mais um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) é outra cobrança. Evandro estima uma demanda de 300 vagas – hoje o bairro conta com três Cmei’s. Para fechar a lista das principais demandas dos moradores, também será cobrado o início da construção do parque Zé da Bola.
 
Em mobilidade, a proposta é disciplinar a velocidade dos carros na Avenida Norte Sul com a instalação de um radar. Também na Norte Sul, os moradores vão exigir a conclusão da ciclovia da ciclovia. A faixa termina bruscamente na altura do Posto Marcela. A ideia é estendê-la até o Shopping Mestre Álvaro.  
 
A ampliação da frota municipal de transporte coletivo que atende ao bairro também consta na lista. Hoje as linhas 121 e 211 viajam empanturradas de passageiros nos horários de pico, outro efeito visível da explosão populacional de Jardim Camburi. De resto, também serão destacadas a proposta dos moradores para a revisão do Plano Diretor Urbano (PDU) da cidade. A limitação da altura de novos empreendimentos em até oito andares é a principal.
 
Por sua vez, a prefeitura vai tratar do posto da Guarda Municipal no bairro, da ciclovia da Avenida Munir Hilal, sistema binário, o já citado parque Zé da Bola e as áreas para skate e bicicross.

Mais Lidas