segunda-feira, setembro 23, 2024
24.9 C
Vitória
segunda-feira, setembro 23, 2024
segunda-feira, setembro 23, 2024

Leia Também:

Moradores de Vitória e Cariacica poderão opinar sobre a Quarta Ponte

Nos próximos dias 15 e 17 serão realizadas em Vitória e Cariacica, respectivamente, as consultas públicas com a finalidade de definir o Termo de Referência do projeto da Quarta Ponte. Os detalhes foram apresentados pelo governo do Estado na última semana e a previsão é que o projeto executivo seja concluído em dezembro deste ano, pela Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop). Já a consulta pública, foi convocada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
 
O novo eixo viário contará com duas faixas para o tráfego geral por sentido, duas faixas exclusivas para corredor de ônibus do tipo BRT (Bus Rapid Transit) e passeio suficiente para uma ciclovia e uma passarela de pedestres. Será a primeira ponte multimodal do Espírito Santo e a mais ampla.
 
Com a ponte, divulgou a secretaria, os moradores de Cariacica terão acesso ao Terminal de Itaciba e à Rodovia do Contorno (BR 101), facilitando o escoamento para os portos e vias federais. Já em Vitória, o usuário terá como destino a rodovia Serafim Derenzi e a região central de Vitória, pela Avenida Dário Lourenço de Souza. 
 
A Quarta Ponte terá capacidade operacional de 3.600 veículos. A estimativa é que as obras se iniciem no segundo semestre de 2014, com custo de aproximadamente R$ 600 milhões. 
 
Segundo o governo, para o projeto foram ouvidos os usuários dos principais acessos de ligação com Vitória, como a Ponte Darcy Castelo Mendonça (Terceira Ponte), Ponte do Príncipe (Segunda Ponte) e Ponte Florentino Avidos (Cinco Pontes), e na chegada à Carapina pela BR 101.
 
Foram analisados o perfil dessas pessoas, a origem e destino, a influência nas avenidas próximas da nova ponte e o tráfego de carga, além da real necessidade de se utilizar a via. Todos esses dados foram considerados para embasar o projeto, como garante a Setop.

Mais Lidas