segunda-feira, novembro 25, 2024
24.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 25, 2024
segunda-feira, novembro 25, 2024

Leia Também:

Moradores denunciam que ponte apresenta problemas antes mesmo de concluída

Uma ponte para pedestres em construção sobre o rio Jacaraípe, ligando o Parque Jacaraípe ao bairro São Pedro, apresenta problemas que causam apreensão aos moradores. A comunidade cobra a intervenção da prefeitura da Serra, pois a estrutura metálica está “com barriga”, como relata Jorge da Cruz Loyola,  morador do bairro.
 
Já Alexandro de Paula Santos, coordenador da área Praia I, da Federação das Associações de Moradores da Serra (FAMS), vai além. Afirmou que irá solicitar a intervenção do Ministério Público Estadual (MPES) para requerer cópia do projeto e análise. “Queremos saber se a Ônix tem competência para fazer este tipo de obra”, assinala.
 
Alessandro Santos destaca que a passarela é usada não só pelos moradores de São Pedro, como também de São Patrício. Ele aponta que uma obra antes de acabar já apresentar problemas levanta dúvidas sobre sua segurança. Assinala ainda que a passarela é intensamente usada pela comunidade, particularmente, por crianças e idosos.
 
Jorge da Cruz Loyola  afirmou que a estrutura metálica foi colocada sobre a base de concreto no sábado passado. “Colocaram a parte metálica sobre as pilastras e já é visível que forma uma barriga para baixo. Os parafusos colocados dentro do concreto partiram a solda”, denuncia Jorge da Cruz Loyola.
 
Ele raciocina que, se no estágio atual da construção estes problemas já são visíveis, a situação só vai piorar. É que sobre a estrutura de ferro, será colocada uma laje de concreto, e instalados os guarda-corpos,  que visam dar segurança aos usuários.
 
A ponte, que será destinada à passagem de pedestres, tem comprimento de 35 metros, por pouco mais de dois de largura.
 
A comunidade está documentando a obra e exige que a prefeitura da Serra tome providências, começando por  mandar sua fiscalização ao local. A qualidade da obra é criticada pela comunidade, como afirma o morador.
 
Prefeitura
 
Consultada, a prefeitura da Serra se manifestou através de sua Secretaria de Comunicação. “A informação não procede, pois a estrutura está em obras. Há pessoal da prefeitura e da empresa permanentemente no local e qualquer problema detectado é resolvido imediatamente. A empresa responsável é a Ônix. O projeto de dragagem do rio Jacaraípe está em torno de R$ 11 milhões e o custo da ponte é estimado em R$ 350 mil. Trata-se de uma estrutura que estava deteriorada e é de fundamental importância para os moradores da região. A ponte tem 35 metros”.

Mais Lidas