domingo, setembro 22, 2024
27.7 C
Vitória
domingo, setembro 22, 2024
domingo, setembro 22, 2024

Leia Também:

Moradores marcam protesto para cobrar reforma da Praça Duque de Caxias

Insatisfeitos com a atual situação da Praça Duque de Caxias, no Centro, moradores da região organizam um protesto para cobrar providências da prefeitura. A mobilização será dia 17 de fevereiro, a partir das 16h, na praça. A organização é da Associação dos Moradores de Vila Velha Centro. Uma solicitação de audiência pública para discutir o assunto também já foi protocolada na Câmara de Vila Velha pelo vereador Belarmino Nunes Filho, o Belo (SDD).
 
Há anos praça está abandonada. A última reforma, conta o presidente da associação Womar Médice, foi em 1992, na gestão Vasco Alves. Atualmente, a prefeitura está realizando calçamento da região ladeada pelas ruas Cabo Aylson Simões e Sete de Setembro, porém sem projetos de urbanização. Segundo Médice, após o calçamento, o objetivo era usar o espaço como estacionamento dos carros da Guarda Municipal. Os veículos da guarda municipal já tomam todos os estacionamentos da praça na Cabo Aylson Simões.
 
Só não o fez porque a comunidade não deixou, diz o líder comunitário. Ele também diz que as placas da prefeitura também não informam tempo de execução ou valor da obra. E aponta uma situação contrastante: enquanto a praça definha, o Teatro Municipal de Vila Velha ganha reforma. “Reformam o teatro e deixam a praça daquele jeito, abandonada, o piso todo irregular. É falta de respeito com o morador”, critica Médice.
 
“Queremos revitalizar a praça com um projeto de urbanização e paisagismo”, diz o servidor público federal Marcos Valério Lima Barbosa, um dos organizadores do ato.  Segundo ele, a Duque de Caxias vive há mais de 10 anos um processo de intervenções ao estilo “pinga-pinga”, que começam e recomeçam sem conhecer conclusão. 
 
O servidor público federal Marcos Valério Lima Barbosa protocolou no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-ES) requerimento de fiscalização da Anotação de Responsabilidade Técnica de Obras e Serviços de Engenharia (ART) referente aos contratos de execução de obras ou prestação de serviços relativos às profissões vinculadas à Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia; e dos principais dados do contrato firmado entre contratante e contratado dessas obras públicas.

Mais Lidas