A Prefeitura de Vila Velha abriu consulta pública sobre o projeto Bike Vila Velha, o sistema de compartilhamento de bicicletas que o prefeito Max Filho (PSDB) quer implantar no município. A minuta do decreto municipal está disponível para consulta por 30 dias no site da prefeitura. Todo cidadão pode enviar contribuições. As propostas serão analisadas e podem ser utilizadas.
Caso aprovado, a Prefeitura dará inicio à licitação para contratação de 10 estações com 20 bicicletas. Inicialmente, as estações serão instaladas em locais onde há uma estrutura cicloviária, como na orla (Praia da Costa, Praia de Itapoã e Praia de Itaparica), Centro e Glória.
Hoje, Vila Velha tem mais de 46 quilômetros de ciclovias implantadas, dos quais 20,5 quilômetros foram construídos em administrações anteriores do prefeito Max Filho. A estrutura interliga a orla ao Centro, passando pelas avenidas Darly Santos e Carlos Lindenberg, além de ramais nos bairros.
Pelo sistema de compartilhamento, primeiro os usuários fazem um cadastro, depois retiram e devolvem as bicicletas utilizadas nos trajetos entre as estações. A utilização da bicicleta terá cobrança após percorrido um período de gratuidade ainda não definido.
Durante as eleições, o prefeito Max Filho acenou para a implantação de um projeto municipal de compartilhamento de bicicletas nos moldes do Bike Vitória. Já no final de fevereiro, a Câmara de Vila Velha aprovou projeto que institui a implantação do Bike Vila Velha, de autoria do vereador Bruno Lorenzutti (PTN).
O projeto aguarda sanção do prefeito, o que deve acontecer após a consulta pública.