Linha de transporte alterada vai do Terminal Campo Grande, em Cariacica, até o bairro Tanque
Moradores dos bairros Campo Verde, Morada Bethânia e Tanque, em Viana, na região metropolitana do Estado, realizaram um protesto contra uma redução na oferta de transporte coletivo para as comunidades. A manifestação teve início às 16h desta sexta-feira (11), em frente à Unidade Básica de Saúde de Morada Bethânia, que fica na avenida São Domingos, e prosseguiu por duas horas.
Segundo João Pereira Neto, representante da Coordenação Comunitária de Morada Bethânia, os moradores da região foram pegos de surpresa, na última segunda-feira (7), com as mudanças implementadas pela Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES).
A mudança ocorreu, apontam os moradores, na Linha 909 do Sistema Transcol, que percorre diariamente o trajeto do Terminal de Campo Grande, em Cariacica, até o bairro Tanque, em Viana. Antes, os ônibus circulavam com intervalos de 45 minutos, nos horários normais, e de 25 minutos, nos horários de pico.
Com as alterações, os intervalos aumentaram para 50 minutos e 30 minutos, nos horários normais e nos períodos de pico, respectivamente. Além disso, o ônibus que saía do Terminal Campo Grande à meia-noite foi suprimido.
“A Ceturb costuma ouvir as comunidades. Dessa vez, mudaram sem ouvir ninguém. Eles vieram falar com a gente hoje de manhã, dizendo que estava sendo apressado. Mas eles mudaram de forma unilateral na segunda, e agora já é sexta. Querem que a gente fique um ano esperando?”, comenta João Neto.
Ainda de acordo com o representante de Morada Bethânia, desde o período da pandemia que os moradores reivindicam à Ceturb-ES alterações no sentido contrário. Ele relata que a comunidade quer que o intervalo entre os horários passe de 45 minutos para 30 minutou ou, no máximo, 40 minutos. Outra demanda é a ampliação de horários e de percurso de uma linha de ônibus municipal que liga o bairro Nova Bethânia à região central de Viana.
Logo após a realização do protesto, os moradores receberam a informação, por meio de um motorista, de que a Ceturb-ES voltou atrás nas alterações. Mesmo assim, pretendem continuar com a mobilização.
“Um dia depois da eleição, eles mudaram o transporte sem consultar ninguém, prejudicando, trabalhadores, estudantes e moradores que precisam acessar serviços em outros lugares”, reclama João Neto.
‘Otimização’
A Ceturb-ES informou que realiza uma “otimização” das linhas do sistema, levando em consideração o adensamento de algumas regiões, as integrações temporais e o uso de outros modais, como o Aquaviário, para adequar horários e possibilitar ofertas adequadas para as linhas com mais demanda. “Todas as linhas são monitoradas de forma a permitir a identificação de linhas com menor demanda e remanejamento horários para as mais demandadas”, justificou.
A companhia disse, ainda, que “sempre que necessário, novos ajustes são realizados para adequar oferta e demanda”. O comunicado da linha 909, segundo a Ceturb, foi afixado na frota da linha no dia 2 de outubro, e a mudança ocorreu no dia 7″.