No Espírito Santo para visitar as obras de expansão do aeroporto de Vitória, o ministro da Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, ao lado do governador Renato Casagrande, anunciou para novembro deste ano a retomada das obras paradas desde 2008 por decisão do Tribunal de Contas da União (TCU).
O cronograma foi apresentado nesta sexta-feira (26) durante encontro que reuniu pelo consórcio responsável pelas obras, formado pelas empresas Camargo Corrêa, Mendes Junior e Estacon. As obras terão dois anos de duração, ficando prontas – 1º etapa – em novembro de 2015. O valor inicial das obras foi orçado em R$ 337 milhões, já o valor atualizado ainda não foi divulgado.
Segundo o ministro, o cronograma será cumprido à risca, prevendo a entrega do projeto executivo ao Tribunal de Contas até o dia 30 de agosto próximo. Após ser submetido ao órgão, o projeto passará ainda por análises para que seja executado até o dia 15 de novembro.
Além das pontes de embarque, estão previstos mais postos de check-in, estacionamento ampliado para 2.054 vagas, praça de alimentação, ampliação do pátio, mais áreas para pouso de aeronaves e nova torre. A capacidade de passageiros por ano passará de 3,3 milhões para 9,7 milhões em 2015.
Participaram do encontro desta sexta o governador Casagrande; Moreira Franco; o vice-governador Givaldo Vieira; o presidente da Infraero, Gustavo do Vale; os deputados federais Paulo Foleto, Rose de Freitas, Carlos Manato e Iriny Lopes; os deputados estaduais José Esmeraldo, Janete de Sá e Marcelo Santos, além de representantes da Infraero, do consórcio responsável pelas obras e de entidades empresariais.