quinta-feira, novembro 28, 2024
30.5 C
Vitória
quinta-feira, novembro 28, 2024
quinta-feira, novembro 28, 2024

Leia Também:

Motoristas de ônibus são baleados durante manifestação no Centro de Vitória

Trabalhadores rodoviários insatisfeitos com a posse da atual diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado (Sindirodoviários-ES) fizeram uma manifestação em frente à sede da entidade na manhã desta quarta-feira (31), na Avenida Vitória, na Capital. 
 
Durante o protesto dos cerca de 60 manifestantes dois motoristas de ônibus foram baleados. Os feridos, que teriam sido atingidos nas pernas e braços, foram encaminhados para o Hospital São Lucas, em Vitória, e não correm rico de morte. Uma pessoa, que se identificou como motorista aposentado, foi detida com uma pistola 765 e encaminhada à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Um outro motorista sofreu uma queimadura na perna, vítima de um coquetel molotov. 
 
Durante toda a manhã desta quarta os motoristas ligadas à Chapa 2, insatisfeitos com o resultado das eleições do sindicato, permaneceram mobilizados. Duas pistas nos dois sentidos da Avenida Vitória foram ocupadas por ônibus parados, restando somente uma pista em cada sentido. Quem passou pelo Centro nesta manhã enfrentou o trânsito engarrafado nos dois sentidos da Avenida Vitória, com reflexos nas ruas adjacentes ao local.
 
Para tentar amenizar o caos, a Guarda Municipal desviou o trânsito nas imediações da Praça Oito, para que os motoristas não seguissem para a Avenida Vitória, utilizando a Beira Mar. Também houve gerenciamento dos ônibus para que não passassem pela avenida em que ocorria o protesto. 
 
Após os tiros disparados no Sindirodoviários a polícia foi acionada. No local permaneceram durante toda a manhã policiais do Batalhão de Missões Especiais (BME) e viaturas da Polícia Militar. Policiais civis também realizaram a perícia no local onde os motoristas foram baleados. 
 
Paralisação
 
Os trabalhadores, insatisfeitos com a atual diretoria do sindicato, anunciaram paralisação dos coletivos nesta quinta-feira (31). Há uma semana, na quinta passada (25), os motoristas fizeram uma manifestação que pegou a população e a polícia de surpresa. 
 
O Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setpes) ajuizaram ação na Justiça do Trabalho contra o movimento, que proíbe a paralisação.
 
Os trabalhadores que aderirem à paralisação podem ter o ponto cortado e as empresas não descartam demissões. 
 
Prisões
 
Após as manifestações da manhã desta quarta-feira cerca 29 pessoas foram detidas e encaminhadas à DHPP para esclarecimentos.  Um motorista aposentado é suspeito de ter atirado nos dois outros motoristas durante a manhã. Ele foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana. 
 
Policiais militares apreenderam uma arma, dez coquetéis molotov e rojões na sede do Sindirodoviários.

Mais Lidas