sexta-feira, novembro 29, 2024
29.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 29, 2024
sexta-feira, novembro 29, 2024

Leia Também:

MPES vai cobrar Decreto Emergencial para uso da orla de Camburi no verão

Um Decreto Emergencial deverá estabelecer regras temporárias para o uso da orla de Camburi, em Vitória. As principais sugestões apresentadas para minimizar o conflito entre os usuários foram apresentadas durante nova audiência pública realizada nessa quarta-feira (12) e serão avaliadas pelo Ministério Público Estadual (MPES), que irá cobrar o cumprimento das medidas da prefeitura municipal. 

 
Entre as propostas está à intensificação das campanhas educativas e, sobretudo, a delimitação de áreas para cada modalidade exercida na região, como é o caso do skate, patins, caminhada, corrida e bicicleta. 
 
Segundo o vereador Serjão Magalhães (PSB), propositor do debate, as propostas foram encaminhadas ao MPES, responsável por avaliá-las. O próximo passo, segundo o promotor do órgão, Marcelo Lemos, será escolher as ideias mais razoáveis e fazer um encaminhamento imediato à prefeitura. 

 

 
A criação de um Decreto Emergencial foi apoiada pelo secretario municipal de Segurança Urbana, Délio da Silva Barros, mas ele lembrou que a medida é temporária e que mais à frente o tema deverá ser rediscutido para a criação de uma legislação definitiva de regulamentação dos espaços da orla de Camburi. 
 
Presente ao debate, o vice-presidente da Associação Capixaba de Skate (ACSK), Lauro Salles, o Laurinho, admitiu que o uso de skates no calçadão da praia de Camburi precisa de ordenamento, mas ressalta que falta espaço para a prática do esporte na cidade. Segundo ele, há inúmeras modalidades do esporte e as praticadas no calçadão são justamente as que ocorrem em retas, onde não deveriam ocorrer  manobras. “Tem hora que o skatista quer sentir o vento no rosto ouvindo uma música”, lembrou ele. 
 
O uso da orla também já foi defendido pela atleta de patinação Flávia Pretti. Segundo ela, assim como os demais usuários, os patinadores também buscam o contato com a natureza e a orla é o local mais adequado para isso. 
 
A busca por um consenso é compartilhada por todos os usuários. No caso de um ordenamento, Lauro Salles apontou as áreas do píer de Iemanjá e do calçadão na entrada da Avenida Adalberto Simão Nader para a prática do esporte durante o verão. Já para os patins um local já foi solicitado pelos usuários, e segundo Serjão, deverá ser disponibilizado próximo à Curva da Jurema, um local pouco usado pela população, que se reformado, poderá minimizar o fluxo de patinadores na orla de Camburi. A área será apelidada de Parque de Patins
 
Sobre o “parque”, o vereador Serjão afirmou que a solicitação já foi protocolada na prefeitura desde o fim da primeira audiência. No documento, foi pedido a reforma do local, incluindo a troca do piso e a instalação de corrimões.
 
Já sobre as campanhas educativas, o alerta veio do skatista Laurinho. Ele ressalta que as campanhas educativas não estão sendo realizadas nos horários de picos e nem durante os dias da semana, não atendendo a seu principal objetivo, que é minimizar o conflito entre usuários nesses períodos.  
 
Ao todo mais de  50 mensagens com a proposta de regulamentar e melhorar o uso da orla de Vitória foram entregues ao vereador durante a audiência. 
 
Participaram ainda do encontro o superintendente em exercício da Secretaria do Patrimônio da União no Estado (SPU), João Nunes, o gerente de posturas da Secretaria de Desenvolvimento de Vitória, Ary Jorge, e a representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gerusa Ferrari.

Mais Lidas