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Na cidade dos carros, audiência pública discute importância das bicicletas

Para o cicloativista Fernando Braga, a discussão em torno da implantação de uma ciclovia na Avenida Rio Branco resume o espírito da audiência pública que acontece nesta quinta-feira (24), na Câmara de Vitória, cujo tema é “Mobilidade Mais Humana”. “Quando é para sacrificar espaço para os automóveis, todo mundo pula. Todo mundo acha bonitinho uma ciclovia, mas na rua do vizinho. Igual feira livre, né”, questiona o representante da União de Ciclistas do Brasil (UCB).
 
Depois de um bom tempo, um debate público voltará a discutir o uso da bicicleta como modal de transporte em Vitória e a implantação da ciclovia da Rio Branco é exemplo das dificuldades de redefinir padrões de mobilidade em Vitória. Apresentado em 2015 pela prefeitura, o projeto emperrou no temor de perda de vagas de estacionamento na avenida.
 
Uma proposta alternativa chegou a ser apresentada pelo engenheiro civil e dono de construtora Luiz Carlos Menezes. Fernando Braga condena a ideia. A proposta do engenheiro prevê a ciclovia no canteiro central, o que, para Braga, significa manter a primazia dos carros na rua ao preservar as vagas de estacionamento. “É um projeto de engenharia dos anos 50”, critica.
 
“Precisamos resgatar a equidade na ocupação do espaço urbano”, pondera. Isso significa que, em Vitória, ruas e avenidas continuam a ser feitas para os carros e não para as pessoas, o que, para o ciclocloativia, interfere negativamente nas relações humanas. O exemplo é singelo: em ruas de tráfego intenso, a convivência é menor. “É na rua onde a gente vive nossas grandes emoções”. 
 
Ele diz que não viu tanta comoção com o sacrifício de vagas de automóveis para ciclovias no Rio de Janeiro, onde está uma vez por mês. “E estacionamento é catalisador de engarrafamentos. Onde não há estacionamento, as pessoas irão procurar outras alternativas”, pondera.
 
A audiência pública, que acontece a partir de 18h30, na Câmara, foi proposta pelo vereador Davi Esmael (PSB) e integra a Semana Municipal de Incentivo ao Ciclismo, que vai até sexta-feira (25). A proposta é debater temas como Zona Segura de Velocidade (Zona 30), ciclorrotas, ciclofaixas, parklets, manutenção das ciclovias, faixa exclusiva para o transporte coletivo e acessibilidade.
 
Participarão o secretário municipal de Trânsito, Transporte e Infraestrutura de Vitória, Tyago Hoffamn; o engenheiro da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) Leonardo Schultz para falar do Plano Municipal de Mobilidade Urbana; o cicloativista do Projeto Bike Anjo; o arquiteto Gregório Repsold; e Fernando Braga.

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