O “Não é por 0,20 centavos, é por direitos ES” divulgou nesta terça (3) o cronograma de atividades do movimento. O ato marcado inicialmente para o dia 9 de setembro, em frente à Vale, foi cancelada. O novo protesto será realizada no próximo dia 11 em Vitória. Nesse intervalo, o movimento informa que deverá apoiar o Grito dos Excluídos, que será realizado na manhã do próximo sábado (7).
De acordo com o cronograma, na noite desta terça (3), o movimento participou do debate do Movimento Passe Livre sobre os atuais protestos e estará presente na reunião na Casa dos Conselhos nesta quarta (4) para discutir sobre a Rede Abraço e os moradores de rua.
Já no sábado, se juntará a mobilização do Grito dos Excluídos, ato realizado nacionalmente por diversas entidades ligadas aos segmentos marginalizados do País, paralelamente ao ato nacional marcado pelo Ativismo Nacional e que deverá contar, segundo a página do evento na internet, com mais de 6,4 mil participantes.
De acordo como site da mobilização Grito dos Excluídos, o ato possui três eixos: denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social; tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome; e propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.
O movimento Grito dos Excluídos se define como um conjunto de manifestações realizadas no Dia da Pátria, 7 de setembro, em todo o País, tentando chamar a atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social no Brasil.
No Estado, a concentração começará às 8h30, com saída às 9h, da Pracinha de Vila Nova de Colares, na Serra. Às 7 horas, sairá um ônibus da Ufes, em Vitória, para levar os participantes para o ato.
Somente no dia 11 o movimento fará um ato de sua autoria. Isso porque no dia 9, segundo o movimento, houve pouca adesão da população devido à realização de dois atos em um curto período de tempo.
O movimento informa que o ato foi marcado para o dia 11 em menção ao aniversário da Rede Gazeta. Segundo o movimento, a concentração será às 17h em frente ao Departamento de Imprensa Oficial do Estado, com saída marcada às 18h, para a sede da Rede Gazeta.
“Faremos uma sátira a data simbólica do dia 11 [ataque a Torres Gêmeas], aviões de papel. Cada um deve levar um jornal. Vamos ocupar o espaço e fazer rodas de conversa e debates. A idéia é fazer um jornal mostrando o histórico de A Gazeta e seu papel na ditadura militar”, anteciparam os manifestantes.
Cronograma:
04/09 – reunião na Casa dos Conselhos para discutir sobre a Rede Abraço e os moradores de rua, a partir das 18h.
07/09 – mobilização Grito dos Excluídos, Praça de Vila Nova de Colares na Serra. Às 07h vai sair ônibus da Ufes para o ato.
Também haverá mobilização durante o ato para confeccionar panfletos de divulgação do protesto que será realizado no próximo dia 11 de setembro.
11/09 – concentração às 17h em frente ao Departamento de Imprensa (Diário Oficial) e saída às 18h para a sede da Gazeta.