O momento político no Espírito Santo e as manifestações de rua que ocorreram nos meses de junho, julho e agosto na Grande Vitória serão temas de uma mesa de debates que acontece nesta quinta-feira (17) na Ufes (local e horário abaixo).
O debate é uma iniciativa do movimento “Não é por 20 centavos, é por direitos ES”. A página do evento no Facebook informa que o tema será debatido por representantes do Movimento Passe Livre (MPL), do Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes) e do Ocupa Ales, grupo que permaneceu 12 dias na Assembleia Legislativa no mês de julho.
O representante do Fejunes, Rafael Miranda, o Feijão, irá falar sobre a violência e a postura do Estado diante das manifestações. Feijão ficou conhecido entre os manifestantes que participaram das mobilizações na Grande Vitória após denunciar durante o III Conferência Estadual de Promoção de Igualdade Racial, no Sesc Aracruz, norte do Estado, a criminalização dos movimentos sociais pelo governo do Estado.
O militante foi preso nos protestos de julho, quando a polícia fez um verdadeiro “arrastão” pelo Centro de Vitória, e prendeu mais de 30 pessoas aleatoriamente.
Já Karina Caetano irá falar sobre o movimento Ocupa ALES, arteativismo e outras formas de enfrentamento.
O debate será mediado por Nunah Ale, integrante do movimento “Não é por 20”.
Mesa de debates
Dia: 17/10
Hora:: 19 às 22h
Local:sala 1B – Cemuni V – Ufes