A justiça determinou que a eleição dos membros do Conselho Comunitário de Vila Velha (CCVV) seja realizada nesta terça-feira (21). O requerimento foi solicitado por um conjunto de associações de moradores de Vila Velha. As entidades acusam a atual diretoria do Conselho de não realizar eleições democráticas e abertas a todos os associados, restringindo o poder de voto de algumas associações de moradores do município ligadas ao grupo que atualmente compõe o CCVV.
Após uma batalha judicial que se iniciou em junho de 2013, o Juiz Gedeon Rocha deferiu a decisão em favor do movimento e estabeleceu data e condições para realização das eleições, com a participação das associações que antes eram excluídas do processo. “A eleição foi uma luta muito grande e tem um significado muito importante para o movimento comunitário de Vila Velha”, disse Irene Leia, uma das representantes do movimento.
O coordenador atual do Conselho, Marcello da Costa, sustenta que o processo eleitoral foi acordado com a atual diretoria e a exclusão de parte das associações é resguardada pelo estatuto do CCVV. Segundo o coordenador, as associações excluídas do processo sofreram sanções por desrespeitarem o estatuto e, por isso, não puderam participar das eleições anteriores. “Sempre tivemos eleições democráticas, porque sempre prezamos pela legalidade do estatuto”, defende-se Costa.
As eleições vão acontecer nesta terça (21) às 19 horas, na Praça Duque de Caxias, conhecida como Titanic, no Centro de Vila Velha.