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???Novo Transcol??? entra em operação até o final de agosto

Até o final de agosto, os dois consórcios vencedores da concorrência pública para outorga do serviço de transporte coletivo do Transcol começam a operar o sistema. A assinatura do contrato foi publicada na edição dessa segunda-feira (28) do Diário Oficial. As empresas vão operar o sistema por mais 25 anos, que pode ser estendido em até 40 anos. As receitas estimadas para o período estão em torno de R$ 13 bilhões.
 
A principal novidade do ‘Novo Transcol’ até aqui, ou pelo menos a que mais chama a atenção, é a redução de a tarifa dos atuais R$ 2,50 para R$ 2,45. O contrato de concessão determina a oferta de novos serviços, como a criação de lojas fora dos terminais do sistema para a prestação de serviços, assim como a ampliação do serviço de bilhetagem eletrônica. 
 
O governo prevê a criação dos cartões criança cidadã, com o objetivo de garantir a passagem pela roleta das crianças com menos de cinco anos que são isentas da tarifa, e do cartão turista, que garante de quatro a 12 passagens e cuja comercialização poderá ser realizada em bancas de jornal.
 
Ao todo, os consórcios Atlântico Sul e Sudoeste são formados por 11 empresas e vão dividir a operação na Grande Vitória. Formado pelas empresas Metropolitana, Praia Sol, Serramar, Vereda, Santa Paula e Serrana, o Atlântico Sul vai atuar na parte litorânea da Grande Vitória, nos municípios de Vila Velha, Vitória e parte da Serra. O consórcio vai atuar em 166 linhas e sublinhas com até 813 ônibus (incluindo frota reserva).
 
O Sudoeste, que tem as empresas Santa Zita, Granvitur, Unimar, Satélite e Nova, vai atuar no trecho continental, abrangendo Cariacica, Viana, Vitória e região oeste da Serra. O consórcio vai operar 157 linhas e sublinhas com 845 coletivos.
 
O modelo de atuação isolada foi substituído pela união das empresas em consórcios para a implantação da padronização dos serviços do sistema. O governo trabalha com a expectativa de ampliação dos serviços do Transcol e a renovação da atual frota de ônibus, com a introdução, até o fim deste ano, de cerca de 500 novos ônibus, o que deve reduzir a idade média máxima da frota de cinco para quatro anos.
 
Os consórcios terão que atender a critérios de qualidade previstos no edital. Exemplo; caso as operadoras não atendam às metas, que variam de 80% até 90% ao quarto ano de concessão, elas poderão sofrer sanções como o pagamento de multa e até a perda de 7% da remuneração total, o que afetaria a margem de lucro do negócio, uma vez que a  a Taxa Interna de Retorno é estimada em 9%.

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