Mimoso do Sul tem a maior parte das mais de 4,4 mil pessoas atingidas, com 2,6 mil desalojados e 20 desabrigados
O número de desalojados e desabrigados no Espírito Santo, conforme o Boletim Extraordinário da Defesa Civil divulgado na manhã desta quinta-feira (26), é de 4.515. Desse montante, 4.476 estão desalojados e 39 desabrigados. As 4.515 vítimas das chuvas correspondem a um pouco mais que o dobro da quantidade registrada no penúltimo Boletim, divulgado no final da tarde dessa quarta-feira (25), quando havia 1.875 pessoas em situação de desalojamento e desabrigamento.
O município com maior número de pessoas atingidas é Mimoso do Sul, no sul, com 2.620 desalojados e 20 desabrigados. Bom Jesus do Norte, também no sul, tem 1832 desalojados e 19 desabrigados. Linhares, no norte, tem 24 desalojados. Na cidade de Mimoso do Sul há vários pontos de alagamento na Sede e uma árvore atingiu uma residência no bairro Vista Alegre. A chuva do final da tarde de ontem fez com que os rios Muqui do Sul e os córregos Santa Marta Belmonte e Serra extrapolassem a cota de inundação.
Em Bom Jesus do Norte, o rio Itabapoana ultrapassou a cota de inundação, fazendo com que várias ruas inundassem e muitas famílias tivessem que sair de suas casas. Na zona rural, foi registrada muita queda de barreira. O município se encontra em alerta vermelho até o dia 31 de janeiro. Na cidade de Linhares, o rio Doce se mantém acima da cota de inundação.
A previsão para esta quinta-feira é de variação de nebulosidade sobre a maioria das regiões do Estado e de pancadas de chuva. É considerada alta a possibilidade de movimentos de massa nas mesorregiões Sul, Central e Litoral, podendo deflagrar deslizamentos de terra induzidos esparsos em áreas urbanas, além de queda de barreiras nas margens de rodovias. Na região noroeste, é considerada moderada a possibilidade de movimentos de massa devido aos acumulados dos últimos dias e à previsão de chuva na forma de pancadas.