segunda-feira, janeiro 27, 2025
26 C
Vitória
segunda-feira, janeiro 27, 2025
segunda-feira, janeiro 27, 2025

Leia Também:

Obras de asfaltamento à noite perturbam moradores de Vitória

Intervenções começaram às 22h, na Praia do Canto, e prosseguiram até pouco mais de meia-noite

“Entregas” é a palavra mágica para gestores públicos, a ganhar força principalmente em épocas de eleição, como agora. É uma forma imbatível de “mostrar serviço”, usada sem qualquer parcimônia pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), da chamada ala bem comportada do bolsonarismo e pré-candidato à reeleição. As obras são realizadas, porém, em horários impróprios, causando transtorno à população.

Exemplo desse comportamento pôde se visto na noite dessa terça-feira (30) por moradores da Praia do Canto, na região da Avenida Desembargador Santos Neves, que foram perturbados com barulho das máquinas depois do horário da Lei do Silêncio. Tudo começou por volta das 22 horas com o asfaltamento da via: a caçamba, o carro-tanque de asfalto, operários, entre outros equipamentos, azucrinaram a vida dos moradores, em especial idosos e crianças, com o acionamento de bombas, freios e pás, retardando o horário de descanso até pouco mais de meia-noite.

Em desrespeito à Lei do Silêncio, que se inicia às 22 horas, esse tipo de irregularidade não ocorre somente na Praia do Canto. Moradores do Cento de Vitória enchem as redes sociais de reclamações, mesmo procedimento registrado em outras regiões, desde que o período das eleições de 6 de outubro foi se aproximando, a tal ponto de a gestão Pazolini fazer a “entrega” até de obras sem conclusão.

O exemplo maior foi a do Mercado da Capixaba, inaugurada em ato político-eleitoral, em 4 de julho, dois dias antes da entrada em vigor de medidas adotadas pela Justiça Eleitoral que proíbem atos deste tipo.

Para evitar abuso e uso irregular da máquina pública, a partir de 6 de julho, fica “vedada, na realização de inaugurações de obras públicas ou na divulgação de prestação de serviços públicos, a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos. Candidatas e candidatos estão proibidos, por lei, de comparecer a inaugurações de obras públicas”, determina o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O asfaltamento de ruas e avenidas da cidade já foi alvo de críticas na Câmara de Vitória feitas pelo vereador Vinícius Simões (Cidadania). Um dos pontos abordado foi o fato várias obras serem realizadas em horários impróprios e também em locais nos quais o asfalto é novo, como a avenida Adalberto Simão Nader, em Goiabeiras, nas proximidades do Aeroporto de Vitória, em Jardim da Penha e Jardim Camburi.

Mais Lidas