sexta-feira, abril 4, 2025
25.5 C
Vitória
sexta-feira, abril 4, 2025
sexta-feira, abril 4, 2025

Leia Também:

‘Ônibus sairão da garagem somente com cobradores’, avisa Sindirodoviários

Sindicato afirma que retorno dos cobradores à atividade, no próximo dia 4, “é fato inegociável”

Na próxima segunda-feira (4), os ônibus convencionais do Sistema Transcol saem das garagens somente com os cobradores. É o que garante o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Espírito Santo (Sindirodoviários), em nota divulgada nas redes sociais. Os profissionais estão há sete meses afastados de suas atividades, por determinação do governo do Estado.

O diretor da entidade, Valdecy Dulcilina, afirma que os cobradores teriam que voltar à função em 2021, entretanto, o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, já informou que eles terão que assumir outros postos de trabalho. 

O sindicato convoca os cobradores a comparecer à garagem às 4h de segunda-feira e ressalta que “o retorno dos cobradores é fato inegociável”. 

A suspensão das atividades dos cobradores nos ônibus convencionais foi efetuada em maio deste ano, pelo prazo de 60 dias, que foi estendido até 31 de dezembro de 2020. Valdecy recorda que o argumento do governo para a impossibilidade de retorno é a pandemia da Covid-19, que requer que as pessoas evitem a utilização de dinheiro, devendo circular no transporte público com cartão. A entidade questiona a medida, já que não há restrição de utilização de dinheiro no comércio, por exemplo. 

Ele também faz críticas à decisão de limitar o pagamento da passagem à utilização de cartão. “Muitas vezes a pessoa entra no ônibus com dinheiro no bolso, mas sem cartão. Aí não pode prosseguir, tem que descer, fica com raiva do motorista. As pessoas, inclusive, estão tendo dificuldade para recarregar cartão. O número de acidentes também aumentou, pois o cobrador normalmente auxilia o motorista, sem cobrador a coisa fica mais difícil”, declara. 
Outro questionamento é em relação à afirmação de que os cobradores terão que assumir outros postos. “O secretário não diz quais postos. Qual função? Não tem função para todos. Muitas exigem uma qualificação que os cobradores não têm, como de mecânico e eletricista”, destaca.

De acordo com ele, cerca de 200 trabalhadores que atuam nos ônibus com ar- condicionado estão com seus empregos garantidos até o final de 2021, entretanto, mais de três mil temem perder seus empregos, pois acreditam que a intenção do Governo do Estado é que os trabalhadores não retornem às atividades.

A permanência até o final de 2021 foi garantida por meio de audiência entre o Sindirodoviários, Justiça do Trabalho, Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Governo do Estado e empresas de ônibus, ocorrida em maio deste ano, na qual ficou acordado que o governo garantiria 20 meses de estabilidade para os cobradores do Sistema Transcol.

Mais Lidas